MOVIMENTOS TRADICIONALISTAS DA CULTURA GAÚCHA NO SUDOESTE DO PARANÁ: CAVALGADA, RODEIO, APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA E HISTÓRIAS DOS CTGS.
Palavras-chave:
Movimentos tradicionalistas do Sul; Cultura gaúcha; Movimentos culturais.Resumo
O Brasil destaca-se em sua extensão territorial, ocupando em 5° lugar a nível mundial, sendo que grande parte desse território é de aptidão rural. Pode-se trazer nesse contexto a diversidade musical e cultural de cada região. O termo ruralidade refere-se a uma vida mais conservadora que possui tradições e costumes, espaço territorial com menos alterações, comparados com as cidades grandes, e uma organização social menos complexo e que de certa forma possui uma ligação com a agropecuária, em relação a trabalho ou lazer. Na década de 1950, em Porto Alegre, foi fundado o Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, com intuito de preservar e cultivar as tradições culturais da região. Uma entidade que estabelece um vínculo de socialização entre as gerações, dos idosos, mantendo as tradições modernas através das práticas, crenças e rituais com encontros de membros deste grupo, ou até mesmo pessoas de fora. Dentre estas atividades, desenvolvidas nos CTGs pode-se citar, as cavalgadas, apresentações artísticas e rodeios. Com intuito de conhecer o perfil das pessoas que participam destas atividades, aplicou-se a este público, um questionário que pudesse colher informações quanto ao gosto, predileções, aptidões às atividades culturais, artísticas e campeira, as quais embasa-se ou possibilita-se conhecer as atividades que faz com que as tornam atrativas a participação nestes eventos específicos e que passam de gerações. Observou-se que o gênero masculino são mais participativos atingindo um percentual de 66%, vale ressaltar que avaliou-se 3 rodeios, onde a presença e participação desta modalidade são de homens. Nos bailes e almoços a presença feminina é mais expressiva. A faixa etária é bastante variada, onde é possível observar que independente do evento, estiveram presente um público familiar, com idades variadas. Em todos os eventos, estavam mais presentes um público que já frequentava os CTGs a mais de 5 anos, porém, teve em torno de 30% do público que estavam frequentando a pouco tempo. 70% dos entrevistados foram influenciados pela família a participarem dos eventos, trazendo um julgamento muito positivo e de satisfação, não demonstrando nenhum interesse específico ou exclusivo a esta ou aquela modalidade. Nota-se uma grande influência da tecnologia sob a divulgação ou participação dos eventos promovidos, pois 70% dos entrevistados, se informaram sobre a divulgação dos mesmos, através de redes sociais e também costumam acompanhar os eventos através de vídeos, programas de rádios, televisão e outros. Preserva-se os estilos do vestuários e apetrechos da prenda e do capataz gaúcho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.