O PROFESSOR EM SERVIÇO E REFLEXÕES DECORRENTES DE UM PROCESSO FORMATIVO

Autores

  • Riceli Gomes Czekalski Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS
  • Izabel Gioveli Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo-RS

Resumo

Este texto apresenta o resultado da pesquisa realizada ao longo do ano de 2018, na qual a análise está centrada no processo formativo decorrente das ações realizadas em um programa de formação continuada denominado ‘Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática’ desenvolvido em uma
universidade pública do sul do Brasil com professores de Ciências e Matemática da Educação Básica. As ações são planejadas e organizadas por professores
vinculados ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática GEPECIEM . O objetivo consiste em compreender as reflexões dos professores
decorrentes desse processo formativo. Os dados empíricos foram obtidos por meio da escrita de quatro professoras quando solicitadas a realizar avaliações acerca do trabalho do grupo referent e ao ano de 2018, conforme algumas temáticas abordadas: encontros referentes ao estudo dos diferentes significados do número racional; análise das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e estudo da Base Nacional Comum Curricular. A abordagem metodológica é de pesquisa qualitativa e a análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise Textual Discursiva, compreendida como um processo auto organizado de construção de novas compreensões a respeito do fenômeno estudado . O processo d e análise permitiu a identificação da emergência de quarenta e sete unidades de sentidos e três categorias, as quais descrevem reflexões dos professores e manifestaram se: 1) no papel das prescrições sobre o trabalho docente, evidenciando que elas constitu em e condicionam a ação do professor; 2) na formação continuada e interação docente, evidenciando o espaço/tempo construído pelo grupo como um espaço de desenvolvimento profissional; 3) na reflexão sobre a prática e tensões, revelando elementos do real da atividade de trabalho dos professores. Destaca se elementos importantes do trabalho docente que são textualizados pelas professoras em exercício, como as prescrições e o currículo escolar e nesse contexto , expõem suas tensões em como (re)configurar o que está prescrito a fim de tornar as orientações dos documentos instrumentos do seu trabalho, ou seja, a ação do professor consiste em (re)organizar o que lhe é prescrito mediante sua situação de trabalho específica. As categorias reforçam as ações realizadas na formação continuada como catalizadores de desenvolvimento profissional e aprendizagem docente, favorecendo um ensino mais reflexivo e o envolvimento coletivo.

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Publicado

01-10-2019

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino