Interdisciplinaridade na formação para o espaço escolar

Saberes e práticas em primeiros socorros

Autores

  • Jean Melotti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ianka Cristina Celuppi
  • Willian Lorentz
  • Adriana Carolina Bauermann
  • Lorrayna Maria Freitas Limeira
  • Cláudio Claudinho da Silva Filho
  • Eleine Maestri
  • Liane Colliselli
  • Adriana Carolina Hillesheim

Resumo

A escola constitui um ambiente em que as crianças desenvolvem diversas atividades, de ensino, recreação, brincadeiras e socialização, tornando-se um local propício para a ocorrência de acidentes infantis. Os primeiros socorros são definidos como ações executadas diante de uma situação de emergência, desencadeada por diferentes causas que levam a dano ou risco de vida. Desta forma, é necessário que as pessoas presentes no cotidiano desta população, empoderem-se e tomem conhecimento sobre ações de primeiros socorros. Os educadores são por vezes as pessoas que realizam os primeiros socorros em casos de acidentes na escola, e quando não preparados podem adotar condutas incorretas. Nesse cenário, os profissionais de saúde podem constituir atores-chave para o desenvolvimento da interdisciplinaridade e consequente implementação de medidas que contribuam com a autonomia e o empoderamento dos educadores acerca das questões que envolvem a temática. Assim, o objetivo deste estudo é relatar uma das ações vinculadas ao Programa de Extensão intitulado “Os legados do VER-SUS Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da formação para o Sistema Único de Saúde nas instituições de ensino superior de Chapecó/SC”. Trata-se de um relato de experiência do evento intitulado “Saúde no espaço escolar: saberes e práticas em primeiros socorros”, desenvolvido no contexto do Componente Curricular Optativo "Saúde no Espaço Escolar" (GCH394 - Tópicos especiais 1 - Turma 21178 - Pedagogia Opt. - Pedagogia hospitalar 10ª Fase - Noturno - 2018/1), vinculado ao Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó. O evento ocorreu após o diálogo entre o movimento estudantil do curso de Pedagogia e Enfermagem. Destarte, a formação dividiu-se em duas etapas que aconteceram nos dias 15 e 22 de junho de 2018. O público alvo, foram estudantes das áreas de  licenciatura e saúde, levando em consideração a real necessidade de (re)qualificação dos profissionais educadores e da saúde, e o intuito de promover a interprofissionalidade e transdisciplinaridade. Na atividade foram abordadas temáticas acerca dos principais acidentes como convulsão, desmaio, traumas de cabeça e tórax, quedas, trauma dental, fratura, entorse, crise asmática, sangramento, engasgo, parada cardiorrespiratória, no contexto da criança e adulto sob a luz da prevenção e primeiros atendimentos. Ambas etapas dividiram-se em dois momentos, inicialmente realizou-se uma abordagem teórica acerca das temáticas estudadas, e, no segundo a demonstração prática dos procedimentos envolvidos nos primeiros atendimentos, no que concerne às situações de emergência. Durante as intervenções realizadas, observou-se a troca de experiências entre os estudantes dos cursos envolvidos destacando a multidisciplinaridade como basilar para o aprimoramento acadêmico. Além disso, alguns estudantes elencaram como principais desafios o agir de forma rápida e efetiva, aplicando as condutas corretas para cada intercorrência.  Nesse sentido, o evento possibilitou o desvelamento de vivências das áreas de pedagogia e enfermagem sobre os primeiros socorros, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de educação em saúde a serem realizadas e também planejadas em conjunto no ambiente escolar, com vistas a melhoria da saúde das crianças.

Biografia do Autor

  • Ianka Cristina Celuppi

    Voluntária do Programa de extensão em questão (Edital 1098/2017/UFFS/GR/PROEC/DPEX).Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, e-mail para contato: iankacristinaceluppi@gmail.com

  • Willian Lorentz

    Bolsista a partir de agosto de 2018 do Programa de extensão intitulado “Os legados do VER-SUS Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da Formação para o Sistema Único de Saúde nas Isntituições de Ensino Superior de Chapecó-SC”, Aprovado e fomentado com Bolsa de Extensão pelo Edital 1098/2017/UFFS/GR/PROEC/DPEX. Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, e-mail para contato: willianlorentz755@gmail.com

  • Adriana Carolina Bauermann

    Bolsista do Programa de Extensão intitulado “Os Legados do Ver-Sus Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da Formação para o Sistema Único de Saúde nas Instituições de Ensino Superior de Chapecó-SC”, Aprovado e fomentado com Bolsa Extensão pelo Edital 1098/2017/UFFS/GR/PROEC/DPEX, . Mestranda em Ciências da Saúde e Farmacêutica (Unochapeco). Acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó. E-mail: bauermanna@gmail.com

     

  • Lorrayna Maria Freitas Limeira

    Voluntária do Programa de extensão em questão (Edital 1098/2017/UFFS/GR/PROEC/DPEX). Acadêmica do Curso de licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó. E-mail: lorraynafreitas@gmail.com

  • Cláudio Claudinho da Silva Filho

    Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tutor e Coordenador do Grupo Enfermagem no PET Saúde / GraduaSUS 2016-2018. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Pesquisador dos Grupos/CNPq: “Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES)”, "Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde" em Florianópolis-SC (EDEN/PEN/UFSC), e "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF).  Coordenador Adjunto de Cultura e Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.b

  • Eleine Maestri

    Doutora em Enfermagem, Docente do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, e-mail para contato: eleine.maestri@uffs.edu.br

  • Liane Colliselli

    Mestra em Enfermagem, Docente do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, e-mail para contato: liane.colliselli@uffs.edu.br

  • Adriana Carolina Hillesheim

    Mestra em Enfermagem, Docente do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, e-mail para contato: adriana.hillesheim@uffs.edu.br

     

Downloads

Publicado

08-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura