O EMPREGO DO PHOTOVOICE PARA DISCUTIR VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Ianka Cristina Celuppi Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Claudio Claudino da Silva Filho
  • Jean Melotti
  • Willian Lorentz
  • Adriana Carolina Bauermann

Resumo

O ambiente universitário é palco de variadas tipologias de violências e contribui para que seja expoente o crescimento das taxas de adoecimento e suicídio no país. Frente a este panorama, este estudo tem o objetivo de discutir sobre o uso da metodologia do Photovoice na prevenção de violências em ambientes universitários. Trata-se de uma reflexão acerca do uso da técnica do photovoice que será aplicado no projeto de cultura intitulado “As relações universitárias como (re)produtoras de violência(s): descortinando silêncios pelo Teatro do Oprimido e Photovoice”, institucionalizado na UFFS pelo edital nº 611/GR/UFFS/2018. O Photovoice foi desenvolvido por Wang, Buriss e seus colaboradores e trata-se da representação e exposição de vivências comunitárias por meio da fotografia. Para fins de análise, neste projeto adotou-se a concepção do Photovoice para inserir as pessoas como protagonistas da sua própria realidade, direcionando-as a movimentar-se na direção das transformações. É uma metodologia de investigação-ação participativa, que pode ser utilizada como ferramenta de intervenção e/ou instrumento de investigação. Usa a abordagem conceitual de Paulo Freire da educação para uma consciência crítica, no sentido em que os participantes consideram a sua realidade histórica, institucional, social e política. Estudos apontam que a exploração de ideias através deste método permite dar um significado pessoal aos conteúdos mais conceituais, bem como um maior envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem. As pessoas tornam-se repórteres e potenciais catalisadoras de mudanças políticas e sociais em suas próprias comunidades. Enquanto prática pedagógica, acredita-se que a metodologia do Photovoice tem uma série de mais valias, pois desafia o estudante a olhar o mundo (e não simplesmente a ver).

Biografia do Autor

  • Ianka Cristina Celuppi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
    Acadêmica em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Downloads

Publicado

08-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura