PERCEPÇÕES, IMPACTOS E VARIÁVEIS NAS AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 15ª CRE- RS

Autores

  • Simone Salete Sawicki Universidade Federal Fronteira S
  • Jeronimo Sarori

Resumo

Resumo: A pesquisa em andamento tem como objetivo compreender os efeitos e variáveis que as políticas de avaliação em larga escala apresentam no cotidiano de duas escolas públicas estaduais da 15ª CRE- Erechim – RS, com resultados diferenciados no IDEB, ou seja uma escola que atingiu metas estabelecidas na aferição de 2015, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e outra que não as atingiu. A investigação é de caráter qualitativo, como método de investigação optou-se pelo estudo de caso comparativo das escolas selecionadas. A coleta de dados será feita através de entrevistas coletivas com a equipe gestora, questionário aberto com professores que trabalham nos anos que realizam a Prova Brasil (5º e 9º anos), análise de documentos e bases de dados do INEP/MEC. Os estudos realizados até o presente estágio da pesquisa revelam que as políticas de avaliação educacional hoje estabelecidas no Estado brasileiro, são permeadas por um caráter neoliberal, onde a qualidade refere-se aos resultados e não ao processo educacional em sua totalidade. Baseado em apenas duas variáveis, fluxo e desempenho, o IDEB acaba por não considerar outros aspectos que podem interferir nos resultados alcançados pelas escolas nessas aferições, como, o contexto social, cultural e econômico dos estudantes e do local onde a escola está inserida, as condições de trabalho docente, a infraestrutura, entre outras. Neste trabalho não nega-se a importância desses tipos de avaliações, desde que as mesmas sejam utilizadas de forma diagnóstica, e não para o estabelecimento de rankings, responsabilizando a escola e os docentes pelos resultados alcançados.

 

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Publicado

18-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa