CIÊNCIA INCLUSIVA: ALTERNATIVAS PARA TORNAR O ENSINO MAIS ACESSÍVEL

Autores

  • Diego Melo Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Claudia Cristina de Oliveira Soares Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul
  • Douglas Luis Utzig Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul
  • Elis Matte Kronbauer Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo Rio Grande do Sul
  • Neusete Machado Rigo

Resumo

A Educação Inclusiva (EI) é uma perspectiva de educação que tem como objetivo transformar a cultura escolar para fazer da escola comum um espaço aberto para todos, garantindo-lhes acesso e permanência. A Educação Especial (EE) é uma modalidade da educação que inclui alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação/altas habilidades. Um dos objetivos da inclusão escolar é sensibilizar e envolver a comunidade escolar para reconhecer o direito à educação para todos. O processo de inclusão está diretamente relacionado à formação e qualificação dos professores e à adaptação arquitetônica e pedagógica da instituição de ensino para operacionalizar essa acessibilidade. Desta forma, a V Semana Acadêmica de Ciências Biológicas - Licenciatura, realizada entre os dias 14 à 17 de maio de 2018, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ofertou o mini curso Ciência Inclusiva, com o objetivo de preparar os futuros professores para lecionar em um ambiente mais inclusivo, visando alternativas para ensinar Ciências a pessoas com necessidades educacionais especiais. Este foi desenvolvido pela Intérprete de Libras da UFFS/campus Cerro Largo, Claudia Cristina de Oliveira Soares, em parceria com o bolsista do Setor de Acessibilidade, Diego Melo Pereira e a pela acadêmica de Letras, Elis Matte Kronbauer, que desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação de Surdos. Durante o curso foram abordadas as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência auditiva e/ou surdez; metodologias de ensino adequadas a esse público; Leis e Decretos que asseguram direitos para as pessoas com deficiência; orientações sobre mobilidade e tecnologias assistivas. Foram propostas atividades práticas de vivência, dinâmicas e brincadeiras para introduzir os acadêmicos ao universo da Libras e do Braille. Assim, os mesmos tiveram acesso a uma série de materiais didáticos adaptados para o ensino de pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrando as infinitas possibilidades de ensinar os mais diversos conteúdos. O mini curso proporcionou aos acadêmicos uma imersão no universo da educação inclusiva e da educação especial impactando os participantes e preparando-os para trabalhar em um ambiente inclusivo

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Publicado

19-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura