ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA UNIDADE DE PRONTO SOCORRO: INSTRUMENTO PARA QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM NA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores

  • Kátia Daniele Brum da Rocha UFFS
  • Roseli Fernandes Vizzotto, Acadêmica de Enfermagem UFFS campus Chapecó
  • Cristiane Ferreira da Silva, Acadêmica de Enfermagem UFFS campus Chapecó
  • Silvia Silva de Souza, Mestre UFFS campus Chapecó
  • Leoni Terezinha Zenevicz, Doutora em Gerontologia Biomédica

Resumo

O estágio curricular é um momento ímpar na formação acadêmica em enfermagem, pois enriquece ainda mais o aprendizado teórico adquirido durante a formação. Estas atividades inserem o acadêmico diretamente no serviço de saúde junto à equipe de enfermagem, possibilitando o acompanhamento da atuação desempenhada pelo profissional enfermeiro, além de proporcionar a familiarização com as dificuldades, rotinas e habilidades do exercício profissional. Ao vivenciar o trabalho de enfermagem no contexto dos serviços de urgência e emergência, identifica-se um grande desafio, há exigência de amplo conhecimento sobre situações que envolvem risco de vida e domínio sobre um processo de trabalho específico, que abrange rapidez na tomada de decisão, agilidade, e capacidade resolutiva de problemas. Tais características tornam os serviços de emergência hospitalar uma das unidades mais complexas de assistência e com maior fluxo de atividades, devido ao grande demanda de pacientes com diversos perfis e quadros clínicos. Desta forma, este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de ensino resultante da inserção de duas acadêmicas de enfermagem em uma unidade de Pronto Socorro (PS) de uma instituição hospitalar do município de Chapecó/SC. A vivência ocorreu no componente curricular “Estágio Curricular Supervisionado I” da nona fase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, durante o período do primeiro semestre de 2018, computando a carga horária de 390 horas. Considerando que os serviços de urgência e emergência geram um cuidado específico e diferenciado perante outros serviços de saúde, o desenvolvimento do estágio supervisionado representou uma experiência inovadora, tendo em vista que a inserção neste setor em outros momentos da graduação consistiu em poucos dias, gerando percepções rasas sobre a rotina do serviço. Pode-se identificar como desafios da unidade de emergência hospitalar o ambiente de imprevisibilidade e incerteza, exigindo grandes esforços físicos e mentais, pois encontram-se frequentementes situações de número reduzido de recursos humanos, ambiente físico e recursos materiais que necessitam de adequação devido a grande demanda de usuários que utilizam o serviço, gerando sobrecarga de trabalho aos profissionais. Outra dificuldade são as situações de risco de vida dos usuários que por vezes vão ao óbito, exigindo preparo emocional e psicológico do profissional de saúde para evitar que essas situações transformem-se em fontes geradoras de sofrimento. Observou-se como um fator positivo da unidade, a capacidade de aperfeiçoar a destreza de técnicas e procedimentos de enfermagem, associadas ao cuidado rápido e efetivo, proporcionando a recuperação e melhora do quadro clínico de pacientes em situação grave. Assim, foi possível realizar diversas técnicas e procedimentos envolvidos na semiologia e semiotécnica de enfermagem, além de relacionar conhecimentos de vários campos teóricos estudados durante a formação. Desta maneira, compreende-se que a inserção do acadêmico de enfermagem no serviço de urgência e emergência por um período prolongado qualifica o cuidado e o desempenho profissional, pois abrange uma demanda bastante diversificada de usuários, com diferentes idades e quadros clínicos, permitindo um vasto preparo para a atuação de enfermagem.

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Publicado

06-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa