IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Alexandre Monkolski UFFS
  • Fernanda de Souza Muller Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Elisângela Gomes Ferreira Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos

Resumo

Os materiais didáticos são os meios e recursos que auxiliam e facilitam o ensino e a aprendizagem, porque são capazes de proporcionar experiências práticas que se estendem além do conteúdo formal. Um método que vem contribuindo para o ensino de Ciências é a utilização de jogos didáticos, afinal o jogo possibilita discussões e maior interação entre os estudantes, permitindo a construção do conhecimento de modo coletivo por meio do lúdico. Por essa razão o objetivo desse trabalho foi relacionar a lógica de construção de jogos didáticos com a sua aplicação para melhorar a apropriação do conhecimento de Ciências. O conjunto de procedimentos que foram adotados se enquadram dentro de uma metodologia próxima de pesquisa-ação, pois propõem uma atividade para resolução de um problema no âmbito ensino-aprendizagem. Inicialmente foi realizado o levantamento de informações inerentes ao ensino de Ciências, através de uma entrevista por questionário semiestruturado aplicado aos professores do ensino fundamental. A partir disso elaborou-se uma série de mapas conceituais para sistematizar a construção de jogos usando uma lógica de aprendizado sequencial. Escolheu-se um tema para a construção e aplicação de um jogo atrelado a explicação prévia do assunto mediante aula teórica formal. O efeito de na melhoria de desempenho de aprendizado foi mensurado a partir de um teste aplicado aos estudantes em dois momentos distintos, um antes do uso do material didático e um após o uso. Os resultados mostraram que frente as limitações de recursos que as escolas possuem, fazer uso de jogos didáticos construídos com materiais de baixo custo e fácil aquisição, obtém-se uma importante ferramenta de auxílio no ensino/aprendizagem. Os testes demonstraram um crescimento de 20% no desempenho em provas de conhecimento teórico formal, evidenciando a viabilidade do uso desse recurso como agente facilitador da fixação de conceitos científicos na memória de longa duração. Além de funcionarem como agente facilitadores do entendimento de conceitos complexos de ciências os jogos colaboram para um processo ensino/aprendizagem, mais lúdico e dinâmico no dia a dia.

Biografia do Autor

  • Alexandre Monkolski, UFFS

    Zoologia e Fisiologia de Animais Aquáticos

    Engenharia de Aquicultura

    Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul (PR)

Downloads

Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Ensino