AS CONCEPÇÕES DOS FÍSICOS E DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente relato apresenta uma prática pedagógica sobre a Física e os entendimentos do que é a Ciência no Ensino Fundamental, realizada com uma turma do 9º ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr Otto Flach no município de Cerro Largo – RS, que conta com 14 alunos, sendo 10 meninos e 4 meninas com idade entre 14 e 15 anos. Esta atividade foi desenvolvida junto aos alunos durante o Estágio Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pois no decorrer do desenvolvimento do estágio percebi que havia uma necessidade de trabalhar a visão que os alunos tinham sobre a Ciência e, junto a isso, contextualizar os físicos brasileiros, para que assim os alunos pudessem compreender como funciona a Ciência e como ela é sistematizada em nosso país. Diante disso, buscamos realizar um estudo sobre as concepções dos alunos quanto a ser cientista, a ciência e quem são os cientistas brasileiros. A turma iniciou as atividades realizando uma pesquisa sobre alguns físicos brasileiros, sobre pesquisadores brasileiros escolhidos posteriormente e, a partir dessas concepções iniciais, aprofundamos o conhecimento a respeito da natureza da Ciência e do Cientista, de modo que, com os registros provenientes desta prática, buscou-se entender as visões dos alunos sobre o perfil de cientista, de desenvolvimento das pesquisas científicas e o que eles pensam a respeito da profissão “físico” no Brasil. O estudo permitiu perceber e apontar que existe uma necessidade de problematização a respeito da natureza da Ciência e do conhecimento científico, bem como da profissão de cientista e que, apesar de alguns dos alunos já apresentarem uma visão contextualizada e mais próxima da realidade, ainda a necessidade de se trabalhar os conceitos da visão estereotipada para que os alunos possam entender que isso pode ser desenvolvido a partir da realização de atividades de pesquisa e reflexão em aula, para a compreensão das etapas de produção do conhecimento científico, e que são atividades historicamente construídas conforme os contextos sociais, econômicos, ambientais e as necessidades tecnológicas da sociedade.
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