Violência escolar

Discussões e enfrentamentos para uma educação contra a babárie

Autores

  • Maiara Indiana Alves Trindade Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

 

VIOLÊNCIA ESCOLAR:

 DISCUSSÕES E ENFRENTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE.

 

Maiara Indiana Alves Trindade[1]

Ana Paula Andrioli[2]

José Rada Neto[3]

 

Este artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre o tema da violência escolar, buscando perceber quais tipos de violências se evidenciam, analisar o que não contribui para a diminuição delas e quais são as possibilidades na prevenção e enfrentamento desse problema. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados são publicações do site de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2017. Os três principais teóricos que embasam as discussões e as análises deste artigo são: Hannah Arendt, Paulo Freire e Theodor Adorno. Esses autores nos fazem refletir sobre as barbáries existentes em nossa sociedade e a necessidade urgente de emancipação dos sujeitos, para que essas violências não sejam banalizadas ou encaradas de maneira fatalista.  Recorremos ainda às contribuições de Bernard Charlot para categorizarmos as violências apresentadas como: violência na escola, violência à escola e violência da escola. Apresentamos algumas ações que levam a reprodução dessas violências, como as rotulações e reprovações. E algumas possibilidades para solucionar esse problema, entre elas a formação qualificada dos profissionais da educação e a aproximação da escola com o restante da comunidade escolar. Concluímos que há nas escolas limitações que comprometem a diminuição das violências e ações que fazem com que esse problema aumente, tornando a escola uma instituição que muitas vezes reproduz atos violentos. Entretanto há também alternativas que podem alterar esse quadro, como a reflexão crítica e o diálogo, capazes de prevenir e resolver de maneira coerente os casos de violência que ocorrem no espaço escolar.

Palavras-chave: Violência escolar. Problemas. Propostas. Enfrentamentos.

 

Categoria: Pesquisa.

Área do conhecimento: Ciências Humanas.

 

Formato: Artigo científico.

 

 

[1] Acadêmica da 9ª fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. E-mail: maiara_trin@hotmail.com.

[2] Acadêmica da 9ª fase do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó. E-mail: anapaula-andrioli@hotmail.com.

[3] Mestre em Sociologia Política. Orientador do estudo, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó: E-mail: jose.neto@uffs.edu.br.

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Publicado

06-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa