LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE CHAPECÓ (SC)

Autores

  • Altair Antunes do Nascimento UFFS
  • Simone de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Chaiane Bukowski Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó

Palavras-chave:

Educação Popular. Organização Comunitária. Participação e Cidadania.

Resumo

Resumo: A história da educação de jovens e adultos no Brasil pode demonstrar em que medida as iniciativas nesse campo têm contribuído para a inserção dessa população em todos os planos de vida social. Desse modo, o presente trabalho é um estudo sobre a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Chapecó/SC, elaborado à luz de conceitos da Educação Popular e de princípios metodológicos dialéticos.   No momento inicial foi realizada uma pesquisa bibliográfica, além de entrevistas e análises de documentos referentes à política de Educação Popular implementada pela Administração Popular do Município no período de 1999, dando ênfase nos resultados que a mesma trouxe para a vida dos alunos e egressos. Por meio da pesquisa revelou-se que no contexto do estudo sobre a Educação Popular há uma multiplicidade de definições que são decorrentes do processo histórico e da conjuntura específica de cada execução dessa política.   A diversidade de enfoques que se pode encontrar sobre Educação Popular não exclui os conceitos fundamentais sobre seu caráter político-pedagógico, transformador, democrático, processual, integral e sistemático.   No que concerne à participação dos alunos e egressos em Organizações Comunitárias e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional, constatou-se uma expressiva melhora na qualificação das atividades dessas organizações, tanto na organização quanto na conscientização política de seus integrantes. Além disso, a participação dos alunos e egressos da EJA ampliou as atividades das Organizações Comunitárias, motivando-as a assumir novas responsabilidades sociais que antes ficavam exclusivamente a cargo do Estado, sendo que a atuação dessas organizações no contexto da promoção de políticas públicas promoveu a cidadania impulsionando o Desenvolvimento Regional. Dessa forma, é importante ressaltar que a educação deve voltar-se para uma formação na qual os educandos aprendam permanentemente, que sejam capazes de refletir de forma crítica, de agir com responsabilidade tanto individual quanto coletiva, enfrentar problemas novos e construir soluções para os mesmo de forma rápida e ágil.

Palavras- chave: Educação Popular. Organização Comunitária. Participação e Cidadania.

 

 

Biografia do Autor

  • Altair Antunes do Nascimento, UFFS

    Graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2014) e graduação em Teologia pela Filemom Escola Superior de Teologia (2015) e pós-graduação em Literatura Brasileira pela Universidade do Contestado UNC (2015) e Mestrado em Teologia pela Faculdade e Seminário Teológico Nacional FSTN (2016) e doutorado pela Filemom Escola Superior de Teologia FEST (2017), Cursando Pós- graduação em Gestão Escolar da Educação Básica pela Universidade da Fronteira Sul UFFS. Contato: altairnascimento2010@hotmail.com

  • Simone de Mello, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó /SC (2014). Estudante de Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC. Contato: simo-mello@hotmail.com
  • Chaiane Bukowski, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/ SC (2016). Possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/ RS (2014). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim (2011). Contato: chaiane_bukowski@yahoo.com.br

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino