OS SENTIDOS DA MEDIAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O QUE REVELAM AS FALAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES E ALUNOS

  • Dione Fátima Grzybovski UFFS - Campus Erechim
  • Adriana Regina Sanceverino Losso UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS - CAMPUS ERECHIM RS
Palavras-chave: EJA. Mediações Pedagógicas. Processos de Ensino e Aprendizagem

Biografia do Autor

Dione Fátima Grzybovski, UFFS - Campus Erechim

Acadêmica do Curso de Geografia

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS ERECHIM RS

Adriana Regina Sanceverino Losso, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS - CAMPUS ERECHIM RS
Professora Adjunta I da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS
Campus Erechim/RS
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/7303126145643346
Skype:  adrianaLosso /MSN e E-mail Pessoal: adrinalosso@gmail.com
E-mail Institucional: adriana.losso@uffs.edu.br  Fone: (54)8100-8858 (Tim) (48) 9977-5504 (tim)

Referências

Referências

ALMEIDA, José Luis V. A Mediação como Fundamento da Didática. Acesso em

www. anped.org.br/25ra/gt04. 2002.

ARNONI, Maria Eliza B. Metodologia da mediação dialética e a operacionalização do método dialético: fundamentos da dialética e da ontologia do ser social como base para discussão da questão metodológica na educação escolar. Acesso em www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/gt04, 2008.

BRANDÃO, Carlos R. A Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos: antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida (org.). Formação de Educadores de Jovens

e Adultos. II Seminário Nacional. Brasília: SECAD/MEC, UNESCO, 2008, p. 17-56.

DUARTE, Newton. A Individualidade Para-Si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do individuo. Campinas: Autores Associados, 1993.

LEFEBVRE, Henri. Sociologia de Marx. Trad. Carlos Roberto Alves Dias. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979.

DAVIDOV, V.V. La Enseñanza Escolar y Desarrolho Psíquico: investigación psicolica, teoria y experimental. Moscou, Pregresso, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.

_____________. Educação de Adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, Moacir & Romão, José E. (org.) Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 1995.

FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopez, Rio de Janeiro, Paz e Terra: 1986.

KOPNIN, P.V. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

HELLER, Agnnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos N. Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

MELUCCI, Alberto . Por Uma Sociologia Reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Trad. Mª o Carmo A. do Bonfim, Petrópolis, RJ: Vozes.

MÉSZAROS, Isván. A Crise Estrutural do Capital. Outubro. Revista do Instituto de Estudos Socialistas. São Paulo, 2000.

RATNER, Carl. A psicologia Sócio-histórica de Vygotsky. Aplicações contemporâneas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento Prudente para Uma Vida Decente: um discuro sobre as ciências revisitado. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VYGOTSKY, Lev S. LURIA, A.R. e LEONTIEV. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 7. ed. São Paulo: Ícone, 2001

Publicado
19-10-2013
Seção
Campus Erechim - Iniciação Científica UFFS