DISPOSITIVOS NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA UFFS/CAMPUS CHAPECÓ E SESAU.
Palavras-chave:
Integração ensino-serviço, Formação Superior, Sistema Único de Saúde.Resumo
Formar profissionais de saúde com atenção às demandas em saúde sob a ótica da integralidade exige o estabelecimento de relações e participação direta de atores atentos às diferentes realidades/necessidades das comunidades, desencadeando assim, a co-responsabilização no processo de formação. Iniciativas de transformação, vivências, qualificação e coerência da formação em saúde com o sistema e modelo de atenção vigente, a exemplo do Programa de Educação para o Trabalho (PET-Saúde) e Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), ocorrem a partir do envolvimento e integração efetivos entre instituições de ensino e serviços de saúde e seus representantes. Este trabalho objetiva refletir sobre a efetiva integração entre ensino e serviço na proposição e desenvolvimento dos Projetos PET-Saúde GraduaSUS e VER-SUS Oeste Catarinense, desenvolvidos em parceria Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Campus Chapecó e Secretaria da Saúde de Chapecó-SESAU. Focados na qualificação da formação profissional em saúde, Ministérios da Saúde e Educação articulam ações e apresentam importantes dispositivos, a exemplo dos Projetos PET-Saúde e VER-SUS, que realizam a aproximação e inserção acadêmica nos espaços dos serviços e, a partir do reconhecimento do território, desenvolvem de forma conjunta ações e propostas de intervenção nos cenários de estudo. Na perspectiva do fortalecimento e efetiva integração apresenta-se o PET-Saúde/GraduaSUS, composto de grupos de trabalho interdisciplinar constituído por docentes, profissionais e estudantes direcionados à compreensão da realidade dos serviços e comunidades e desenvolvimento de plano de intervenções que fomente, entre outros, o desenvolvimento profissional em saúde, a integração entre ensino e serviço e a mudança e qualificação dos Planos Pedagógicos dos Cursos envolvidos coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Em Chapecó, o projeto PET-Saúde/GraduaSUS proposto pela UFFS/Campus Chapecó e SESAU foi aprovado junto ao Ministério da Saúde em 2016 e segue em desenvolvimento em 2 grupos de trabalho (1 enfermagem e 1 medicina), compostos por 3 profissionais/preceptores, 3 tutores/docentes e 3 estudantes cada grupo, além de voluntários. A coordenação do projeto é exercida por representantes da SESAU e as atividades desenvolvidas nos espaços do serviço e do ensino. Outro importante dispositivo é o VER-SUS Oeste Catarinense que vem ocorrendo em Chapecó desde 2014, por iniciativa da UFFS/Campus Chapecó com o envolvimento da SESAU. São pactuadas visitas e atividades acadêmicas na rede de serviços de saúde, oportunizando o conhecimento in loco da realidade do sistema de saúde do município. Desde então, foram realizadas 5 edições de periodicidade semestral, estando firmada a parceria da edição no ano de 2017. Viabilizar a permanente qualificação da formação e desenvolvimento profissional em saúde requer, necessariamente, o estabelecimento de parceria e envolvimento dos integrantes das instituições de ensino superior e dos profissionais que atuam nos serviços de saúde e na gestão do sistema, para que ocorra de fato mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, garantindo a construção coletiva e a responsabilidade compartilhada. O desenvolvimento de propostas conjuntas fortalece a integração entre instituição de ensino e serviços de saúde e o estabelecimento de objetivos comuns, produzindo conhecimentos, qualificando a assistência, o ensino e a pesquisa.Referências
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