PROCESSO FORMATIVO-REFLEXIVO PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NOS ASSENTAMENTOS DO MUNICÍPIO DE PONTÃO-RS: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA A LUZ DOS ENSINAMENTOS FREIREANOS
Palavras-chave:
Perigos da Automedicação, Metodologia Ativa, AssentadosResumo
O projeto de extensão intitulado “Uso Racional de Medicamentos: Processo Formativo nos Assentamentos do município de Pontão-RS” foi aprovado pelo EDITAL 804/UFFS/2014 e desenvolvido na área dos assentamentos da antiga Fazenda Anonni localizada no município supracitado. O objetivo do trabalho foi abordar a temática da automedicação ressaltando os riscos dessa prática e a importância do uso racional dos medicamentos. A execução das atividades contou com a colaboração de preceptores do município que deram suporte na convocação dos participantes e disponibilização do espaço para a realização dos encontros. Para os trabalhos foi utilizada uma forma específica de metodologia com base nos ensinamentos freireanos, o que fundamentou teoricamente a atividade. As atividades foram desenvolvidas ao longo de seis encontros com a população selecionada, em um espaço comunitário dentro do assentamento, onde foram trabalhados os temas relacionados ao uso racional dos medicamentos. A vivência evidenciou a necessidade de uma abordagem continuada pelos profissionais de saúde acerca da importância do uso racional de medicamentos e dos perigos da automedicação e, partir desse contexto, os temas foram direcionados ao uso racional de antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios não-esteroidais e ao uso de plantas medicinais. Durante o desenvolvimento das atividades do projeto foram adaptadas à dinâmica e a linguagem utilizadas no processo, para que se obtivesse o máximo de participação, sendo estes ajustes muito produtivos no prosseguimento das abordagens. Concluímos que o desenvolvimento desse projeto de extensão possibilitou uma efetiva comunicação com a comunidade dos assentados, permitindo uma troca de saberes onde conseguimos conhecer um pouco mais sobre a realidade de vida e suas percepções sobre o uso dos medicamentos, bem como, construir conjuntamente conhecimento acerca dos temas propostos. Nesse mesmo sentido foi constada a importância do uso de metodologias ativas como essa defendida por Freire para a formação de uma consciência sobre o uso racional dos medicamentos.
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