REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Poesia. Ensino Fundamental. Educação no Campo.Resumo
O presente trabalho é fruto do Estágio Curricular Supervisionado: Anos Iniciais do curso de Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Apresentamos reflexões sobre a prática realizada, levando em consideração os aspectos significativos, frágeis e os desafios para a vida profissional. As atividades desenvolveram-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, situada no município de Carlos Gomes, na área rural, sendo que esta é a única escola municipal que oferece matrículas do 1º ano ao 6º ano no município. Esta prática de estágio se deu no 4º ano, onde desenvolveu-se o projeto “ O lugar onde vivo sob olhar poético”, partindo da ideia de que a criança já possui em si a poesia em potencial, pois é colocada em contato com esta desde que nasce através das cantigas de roda, adivinhas e acalantos, assim tem a função iniciadora no seu desenvolvimento emocional e poético. O principal objetivo foi instigar na criança o interesse pela poesia e a habilidade de interpretar os sentimentos e emoções que fazem parte da poesia, onde os alunos vão propor aos colegas e familiares a interação entre escola e literatura, buscando ampliar seus conhecimentos e habilidades, tornando-os mais críticos e mais participantes, permitindo um olhar emocionado em direção ao outro, estimulando assim a capacidade de criar, e recriar sua própria realidade do campo. A proposta de trabalho, através de atividades de leituras, oralidade, construção e sistematização dos conhecimentos linguísticos, possibilitou a concretização de entrevistas e conversas com a comunidade. Experiências essas com o propósito de aguçar o sentido de pertença e o favorecimento do reconhecimento dos saberes e problemas locais, além da leitura, pesquisas e estudos com a proposta de construir um novo olhar acerca da realidade e abrir perspectiva de transformação social fazendo uso do gênero da poesia. Cabe salientar que ao ser inserida em um ambiente escolar a criança está vivenciando uma experiência diferente e significativa em sua vida, e a escola desempenha uma função fundamental, com isso cabe a ela propor alternativas e possibilidades em que a criança se torna consciente de quem são, construindo identidades sociais, ao agir no mundo por intermédio da linguagem. Este estágio buscou aliar uma prática adequada a realidade dos educandos, e buscou possibilitar as crianças, a possibilidade de se tornarem leitoras, criadoras de seus próprios textos, especificamente do gênero da poesia, além de refletirem sobre sua realidade.
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