COMPREENSÕES ACERCA DA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Marceli Welter Scheid Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - campus Cerro Largo
  • Madalena Schmitt Scheid Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong
  • Paula Vanessa Bervian UFFS - campus Cerro Largo
  • Tiago Silveira Ferrera UFFS - campus Cerro Largo

Palavras-chave:

, Vivências. Diário de bordo. Reflexão. Investigação-formação-ação.

Resumo

O presente trabalho surgiu no contexto do Programa PIBID Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS e compreende reflexões das atividades vivenciadas em duas escolas da rede pública, sendo uma da rede estadual e outra da rede municipal de ensino. A reflexão sobre as contribuições do programa para a constituição docente do futuro professor de Ciências/Biologia são expressas como forma de compreender o papel do PIBID na formação inicial e foram vivenciadas entre o período de março de 2014 a maio de 2015. Buscando a contextualização inicial do trabalho realizado apresento incialmente o percurso de organização das ações. Nessas destaco a importância das reuniões semanais de formação, nas quais participam coordenadores, supervisores e bolsistas; a escrita no diário de bordo com reflexões acerca do processo de investigação-formação-ação; as ações realizadas na escola de atuação; as leituras de referenciais da área e também a participação nos encontros dos Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, proporcionados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), do qual participam professores formadores, licenciandos e professores da rede pública de ensino. As contribuições do PIBID para formação como futura professora, estão servindo como uma forma de incentivo para a profissão docente, e, além disso, possibilitando-me a construção de uma perspectiva diferenciada para o processo de ensino e aprendizagem. Destaco que o programa também auxilia no processo de investigação-ação de minhas práticas através da escrita o diário de bordo, como estratégia de formação inicial. O subprojeto PIBID Ciências Biológicas é um importante aliado ao processo de investigação-formação-ação de professores, sendo muito significativo para o ensino de Ciências e Biologia das escolas, bem como para os licenciandos em formação inicial. O PIBID insere os professores em formação no contexto concreto das escolas, em um movimento de mudanças, no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Papel esse que o PIBID proporciona ao interagir, diversificar, melhorar e favorecer processos de ensino e interações com os alunos no ensino. Destaco também a importância que os supervisores de escola exercem no programa, pois os mesmos auxiliam os bolsistas no sentido de como portar-se em sala de aula. Esta interação entre supervisor-bolsista auxilia no processo de iniciação à docência, em que os integrantes colaboram com os professores supervisores da educação básica, por meio da realização de atividades práticas, experimentais, jogos didáticos o que contribui para melhorar o ensino de Ciências e Biologia ao passo que os supervisores/professores da escola contribuem ativamente para a formação inicial qualificada pelo PIBID.

Biografia do Autor

  • Marceli Welter Scheid, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS - campus Cerro Largo
    Graduanda da 8ª fase do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - campus Cerro Largo. Bolsista do PIBID Ciências Biológicas 2014/2016.
  • Madalena Schmitt Scheid, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong
    Professora de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong e Supervisora do Projeto Pibid Ciências Biológicas CAPES/UFFS – Campus Cerro Largo
  • Paula Vanessa Bervian, UFFS - campus Cerro Largo
    Professora da UFFS - Campus Cerro Largo/RS dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Mestre em Biologia pela UNISINOS. Coordenadora do Subprojeto Ciências Biológicas PIBID/CAPES e coordenadora do PRODOCÊNCIA/CAPES
  • Tiago Silveira Ferrera, UFFS - campus Cerro Largo
    Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

24-10-2016

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino