Estudo sobre os Gêneros Orais nas aulas de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Ensino, Trabalho Docente, LinguagemResumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar qual é o espaço destinado aos Gêneros Orais nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de que forma são trabalhados. Especificamente, objetiva-se identificar se os Gêneros Orais são utilizados como objeto de ensino na disciplina de Língua Portuguesa e de que modo isso é realizado; verificar qual é o entendimento de linguagem do professor de Língua Portuguesa e como esse entendimento de linguagem se relaciona com a prática de sala de aula; investigar quais razões podem impedir ou dificultar o trabalho com os Gêneros Orais. Com intuito de atingir esses objetivos, a pesquisa foi desenvolvida com três professoras de Língua Portuguesa das séries finais - 6º ao 9º ano - do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual, da cidade de Cerro Largo-RS. Nesse sentido, o corpus da pesquisa é um questionário, composto por um total de seis questões, às quais foram respondidas pelos sujeitos. Destaca-se que o trabalho se fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (ISD), sobretudo em Machado e Bronckart (2009). Nessa perspectiva, para a análise das questões, focalizaram-se os seguintes aspectos: o contexto de produção do texto e a situação de ação de linguagem, o plano global do texto e seu conteúdo temático e o uso de modalizações (as avaliações e julgamentos realizados pelos sujeitos). A análise de dados mostrou que o trabalho com os Gêneros Orais em sala de aula é muito restrito devido a vários aspectos, como o desinteresse dos alunos, o não-querer fazer do professor e a falta de suporte teórico-metodológico por parte dos docentes da área.
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