DIAGNÓSTICO ESCOLAR COMO FERRAMENTA CENTRAL DO PLANEJAMENTO DOCENTE

  • Anisia Ripplinger de Abreu Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Alcione Eloira da Luz Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Jéssica Antunes de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Noeli Gemelli Reali Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó
Palavras-chave: Diagnóstico escolar, Sala de aula, Didática, PIBID.

Biografia do Autor

Anisia Ripplinger de Abreu, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia (7ª fase) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência - PIBID/PEDAGOGIA/Edital nº 001/2011/CAPES/ campus CHAPECÓ.

 

Alcione Eloira da Luz, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia (7ª fase) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência - PIBID/PEDAGOGIA/Edital nº 001/2011/CAPES/ campus CHAPECÓ.
Jéssica Antunes de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia (5ª fase) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência - PIBID/PEDAGOGIA/Edital nº 001/2011/CAPES/ campus CHAPECÓ.
Noeli Gemelli Reali, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Chapecó

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e coordenadora do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência - PIBID/PEDAGOGIA/Edital nº 001/2011/CAPES/ campus CHAPECÓ.

Referências

ALMEIDA, Ronaldo de; MONTEIRO, Paula. Trânsito religioso no Brasil. São Paulo Perspectivas. [online]. 2001, vol.15, n.3, pp. 92-100. ISSN 0102-8839. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v15n3/a12v15n3.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2013.

ALVES, Dina; PINTO, Mário; ALVES, Sara; MOTA, Alexandra; LEIRÓS, Vera. Cultura e imagem corporal. Revista Motricidade Fundação Técnica e Científica do Desporto 2009, 5 (1), 1-20 ISSN 1646 - 107X. Disponível em:<http://www.revistamotricidade.com/arquivo/2009_vol5 _n1/v5n1a02.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2013.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995. p.97-109

CECCARELLI, Paulo Roberto. Novas configurações familiares: Mitos e verdades. Disponível em: < http://ceccarelli.psc.br/pt/wp-content/uploads/artigos/ portugues/doc/confmitver.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2013.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (ONU) 1948. Disponível em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>.Acesso em: 03 mar. 2013.

FERREIRA, Belinda; BORGES, Patricia; SEIXAS, Sonia Raquel. Os medos na 2ª infância – concepções e práticas do educador de infância. Disponível em: < http://repositorio.ipsantarem. pt/handle/10400.15/434> Acesso em: 25 mar. 2013.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1 /a12v29n1.pdf> Acesso em: 04 mar. 2013.

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/ n21/n21a03.pdf> Acesso em: 04 mar. 2013.

PERROTTI, Edmir. A criança e a produção cultural. In.: ZILBERMAN, R. A reprodução cultural para a criança. Porto Alegre, Mercado Aberto, 4ª ed. 1990. p.10-27.

REALI, Noeli Gemelli. Diagnóstico escolar: Implicações político/pedagógica e questões metodológicas. Digitado. (s/d)

SILVA, Leonardo Toledo. Jogos, Brinquedos E Brincadeiras: Algumas Reflexões. Revista Multidisciplinar da Uniesp. Saber Acadêmico. n º 11, Jun. 2011. p.163-171

SOARES, Antônio Jorge Gonçalves; BARTHOLO, Tiago Lisboa. Mercado, Escola e a Formação de Jogadores de futebol no Brasil. Disponível em < http://www.anped.org.br/reunioes/ 32ra/arquivos/trabalhos/GT14-5681--Int.pdf>. Acesso em 05: mar. 2013

Publicado
24-10-2013
Seção
Campus Chapecó - Iniciação à Extensão