ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO AO CYBERBULLING E AO COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Prevenção; , Violência digital; , Pensamento crítico;

Resumo

O Cyberbullying tornou-se uma preocupação crescente nas comunidades escolares em todo o mundo. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cerca de 15% dos adolescentes afirmaram ter sofrido algum tipo de cyberbullying pelo menos uma ou duas vezes nos últimos meses. Em pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 30 países no ano 2019, mais de um terço dos jovens relatou já ter sido vítima de assédio online, sendo que um em cada cinco deixou de frequentar a escola por causa dessas agressões. Redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são os ambientes digitais mais comuns em que esse tipo de violência ocorre, tornando os adolescentes especialmente vulneráveis. Partindo desse contexto, no 1º trimestre de 2025, o Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE) da unidade escolar promoveu uma ação pedagógica em uma escola da rede estadual de Concórdia-SC, direcionada a estudantes do Ensino Médio. A atividade, conduzida pela coordenadora do núcleo, teve como foco a alfabetização midiática e os riscos do ambiente digital. A prática consistiu em rodas de conversa mediadas pela coordenadora, nas quais os
estudantes compartilharam suas experiências e percepções sobre o uso das redes sociais. Foram apresentados casos reais de Cyberbullying divulgados em reportagens, seguidos de análises coletivas sobre as consequências emocionais, sociais e escolares dessas situações. Em paralelo, discutiram-se estratégias de prevenção, incluindo formas de denunciar agressões virtuais, cuidados com a exposição pessoal online e a importância de desenvolver empatia nas interações digitais. Em seguida, realizou-se a leitura orientada de materiais sobre alfabetização midiática, com destaque para o artigo “Alfabetização midiática e informacional no combate à desinformação e à violência nas escolas: uma proposta de agenda”, de autoria de Liziane Soares Guazina (2023), publicado na Revista Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O texto provocou reflexões sobre a importância de identificar riscos, verificar a confiabilidade das informações e agir de forma ética nos ambientes digitais. O debate incentivou os estudantes a refletirem sobre a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio, bem como sobre a responsabilidade coletiva na construção de um espaço digital mais seguro. Os resultados evidenciaram que a escola pode contribuir para além dos conhecimentos teóricos, também como espaço de preparação para lidar com os desafios do mundo digital, promovendo valores de respeito, segurança e responsabilidade. 

Biografia do Autor

  • SIRLEI STALLBAUM KLEIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculada à Linha de Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais. Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, 2024). Atua como Supervisora ​​Escolar vinculada à Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Licenciada em Física pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), com Segunda Licenciatura em Pedagogia e em Ciências Biológicas. Possui especializações em Docência no Ensino Superior; Metodologia do Ensino de Física e Química; Educação Infantil e Anos Iniciais; e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. É pesquisadora na área de Educação, Políticas Públicas e Cidadania (EPPC) e membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação e Accountability: um exercício de metapesquisa; GEPED Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Democracia (UFFS/CNPq); e GICET Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (UFFS/CNPq). Tem experiência com metodologias ativas, uso de tecnologias educacionais, práticas experimentais, laboratórios de Ciências da Natureza e Coordenação Pedagógica.

  • Drª SINARA MÜNCHEN, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

    Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) Campus Erechim/RS. Doutora e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolveu estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os interesses de estudo e pesquisa se concentram no Ensino de Ciências e Química com ênfase nos seguintes temas: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade; Formação de Professores; Mulheres na Ciência; Educação do Campo.

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Publicado

24-10-2025

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim