ENSINANDO E APRENDENDO SOBRE TEIAS E CADEIAS ALIMENTARES

  • Elivelto Richter Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Cláudia Luciani Klein Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Ensino de ecologia, Educar pela Pesquisa.

Biografia do Autor

Elivelto Richter, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Licenciando em Ciências Biológicas, Campus Cerro Largo, UFFS, Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBIDCiências UFFS/CAPES).
Cláudia Luciani Klein, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Licencianda em Ciências Biológicas, Campus Cerro Largo, UFFS, Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBIDCiências UFFS/CAPES)
Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Professor Adjunto, Doutor em Educação, Coordenador do Subprojeto PIBIDCiências CAPES/UFFS, Pesquisador Líder do GEPECIEM, Campus Cerro Largo-RS

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

DEMO, P. Pesquisa como principio educativo na universidade; p.39-65. In: MORAES, R; LIMA, V.M.R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

FREITAS, A.L.S; GESSINGER, R.M; LIMA, V.M.R. Problematização; p.158-165. In: GRILLO, M. C; FREITAS, A.L.S; GESSINGER, R.M; LIMA, V.M.R A gestão da aula universitária na PUCRS Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.(Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/agestaodaaula.pdf). Acesso em: 05 de junho de 2013.

GÜLLICH, R.I.C; Investigação-Formação-Ação em Ciências: um Caminho para Reconstruir a Relação entre Livro Didático, o Professor e o ensino. 1ª edição, Ltda. Curitiba: Ed. Prismas 2013.

GÜLLICH, R.I.C. Educar pela pesquisa: formação e processos de estudo e aprendizagem com pesquisa. Revista de Ciências Humanas(Frederico Westphalen). , v.8, p.11 - 27, 2008.

MORAES, R; GALIAZZI, M.P; RAMOS, M, G. Pesquisa em sala de aula: Fundamentos e pressupostos; p.11-21. In: MORAES, R; LIMA, V.M.R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

Publicado
03-11-2013
Seção
Campus Cerro Largo - Ensino de Graduação