A PRÁTICA DE DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO: O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR

  • Bruna Zimmer UFFS
  • Tamires da Silva França
  • Andresa Weiss Rambo
  • Ana Cecilia Teixeira Gonçalves
  • Jeize de Fátima Batista
Palavras-chave: Povos Indígenas; Senso Crítico; Prática Pedagógica; leitura; pré-conceitos.

Resumo

No presente trabalho, relatamos nossa experiência prática pedagógica no
Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, na área de Língua
Portuguesa, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo.
A teoria que fundamenta este relato vincula-se à perspectiva sociointeracionista
da linguagem. Nesse sentido, a linguagem é entendida como modo de agir
socialmente. Desenvolvemos o trabalho com alunos do sexto ano do ensino
fundamental a partir da exploração da temática dos Povos Indígenas.
Apresentamos um documentário intitulado “Falas Da Terra”, que aborda temas
como a preservação do meio ambiente, violência contra a mulher e a
ancestralidade. O objetivo com a prática pedagógica foi despertar a
curiosidade, conhecer, analisar e debater a cultura e um pouco da história dos
povos indígenas. A metodologia do trabalho é de natureza aplicada. Esse
procedimento envolve a aplicação prática dos conhecimentos obtidos na
pesquisa, transpondo-os da teoria para a realidade. Sendo assim, trabalhamos
a partir de uma abordagem qualitativa. No âmbito do PIBID, abordamos
questões sociais através de atividades de linguagem nas aulas de língua
portuguesa. Com tais atividades, trabalhamos a oralidade, a escrita, a leitura e
a reflexão. Nossa preocupação foi levar aos alunos estímulos para que se
tornem leitores críticos, para que conheçam outras perspectivas e possam
transformar realidades. Como resultado, percebemos que os alunos
demonstraram desenvolvimento não só de habilidades discursivas, mas
também da consciência crítica e cidadã.

Publicado
24-10-2023