EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR:
O BEM-ESTAR ACADÊMICO ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS
Resumo
As habilidades socioemocionais são essenciais para o sucesso pessoal em diversas esferas sociais. As demandas do mundo moderno exigem perspicácia e habilidades não técnicas para enfrentar as complexidades. Trabalho em equipe, resolução de problemas,
comunicação, empatia e inteligência emocional são cruciais para conexões saudáveis e bem-estar mental. Logo, a falta delas podem confluir para a frustração pessoal. O programa de extensão contou com um curso de “Soft Skills” com carga horária total de 20 horas, e foi realizado de 31 de março a 30 de junho de 2023, com encontros semanais às sextas-feiras. Foram realizados 10 encontros de 2 horas, abordando temas como estresse, autoestima, autoconfiança, inteligência emocional, empatia, comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas, organização e criatividade. A cada
encontro ofertaram-se atividades reflexivas, conceituais e práticas relacionadas ao tema, com uso de músicas e vídeos. Os locais de realização variaram, incluindo salas de aula, auditórios, saguão dos blocos e visita a uma rádio local. O público-alvo foi composto por graduandos de medicina veterinária de diferentes períodos. O curso inicialmente contou com cerca de 30 participantes e 12 concluintes. Cada encontro teve uma média de 14 pessoas, com participação ativa em todos os encontros, demonstrando o interesse e relevância do tema. Um questionário inicial com 39 respostas indicou que os participantes buscavam melhorar a comunicação e demais habilidades devido às pressões acadêmicas e pessoais. Durante o curso, houve relatos positivos sobre a didática, superação de desafios diários, melhor preparação para lidar com a ansiedade, comunicação mais fluente e autoconfiança. A avaliação final destacou indivíduos maispreparados para a vida acadêmica e profissional, li dando assertivamente com emoções. Nesse sentido, consideram-se satisfatórios os resultados desta ação de extensão, visto que, a eficiência no desenvolvimento e aplicação do curso culminou em resultados promissores e esperados, apesar de ter assumido uma baixa taxa de permanência entre os participantes. A conclusão disso foi o bem-estar emocional proporcionado, consequentemente, uma saúde mental plena, driblando as estatísticas de frustração pessoal e/ou evasão acadêmica.
Copyright (c) 2023 Jullya Ogrizio Medeiros, Maria Eduarda Artuso Schnorr, Karina Ramirez Starikoff
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.