REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho, que vem sendo desenvolvido em forma de pesquisa junto ao
Programa de Pós-graduação Profissional em Educação – PPGPE no Campus de Erechim
RS da UFFS, busca refletir sobre o planejamento dos docentes no contexto da Educação
Infantil a fim de garantir o direito ao desenvolvimento integral da criança. O planejamento
como foco deste estudo, é um processo e todo processo deve ser. O homem, no seu dia a
dia, organiza a sua vida pelo planejamento. Planejar é uma necessidade humana e faz
parte da sua história; de maneira empírica ou científica, o homem sempre planeja suas
ações. Observando o cotidiano da escola o estudo pretende questionar essas e outras
perguntas oriundas do cotidiano escolar: Como será o período de acolhimento das
crianças na escola? Como mediar o tempo das atividades? Como a gestão organiza o
tempo para os professores planejarem suas aulas? Qual a relevância do planejamento na
educação infantil? O estudo insere-se na perspectiva qualitativa, tem por instrumento de
coleta de dados o questionário, a organização e análise de dados se utilizará da análise
descritiva. O planejamento no ambiente escolar pode ser visto como uma decisão de suas
próprias ações educativas, sendo então, uma tarefa docente que busca as atividades
didáticas em termos de organização em busca dos objetivos propostos no decorrer do
processo de ensino. Para isso, o estudo aqui apresentado volta-se para o que o docente
precisa pensar sobre quem são os sujeitos de suas práticas e o contexto no qual ele se
insere, quais são as suas necessidades, seus interesses e suas motivações, com a finalidade
de sugerir propostas pedagógicas planejadas com intencionalidade. O estudo ainda em
fase inicial considera então, a relevância do planejamento docente na Educação Infantil,
contribuindo de forma significativa a fim de proporcionar as experiências em face dos
objetivos propostos que promova o desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem da criança, com ações sistematizadas, intencionais e em conjunto uma
formação docente inicial e continuada ressignificada, objetivando novos olhares e ações.
Copyright (c) 2023 Lucivane Rossioli, Nilse Fátima Scheffer
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.