A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA VISÃO DA EXPERIÊNCIA E DE RECÉM-FORMADOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a visão de professores alfabetizadores, seus métodos e como o tempo de carreira influencia no seu pensar e agir. Sua temática engloba a experiência do professor alfabetizador, a mudança gerada pela sala de aula, propondo em sua problemática investigar como a experiência do professor alfabetizador influencia os métodos utilizados nas escolas. A pesquisa pretende ainda destacar a mudança percebida na forma de alfabetizar, levando em consideração o tempo de experiência dos professores alfabetizadores. Metodologicamente, houve a elaboração de um questionário para a coleta dos dados, enviado de forma on-line a professores(as) de quatro cidades do Rio Grande do Sul, com perguntas que foram pensadas a fim de buscar a compreensão sobre como o tempo de atuação dentro de sala de aula influencia nos métodos utilizados pelas pessoas entrevistadas, ressaltando a busca por pessoas com períodos de atuação diversos dentro do campo da alfabetização, comparando os mesmos com uma pesquisa bibliográfica. Foram respondidos oito questionários destinados a professores (as) que atuam dentro de turmas em fase de alfabetização todos de escolas públicas, existindo a análise das respostas conjuntamente com um estudo bibliográfico. Ao observar os principais métodos utilizados, os desafios e a visão dos (as) entrevistados (as) com relação a como a alfabetização se encontra, observou-se que, apesar da diferença temporal houve maiores mudanças dentro do modo como as universidades vêm atuando do que propriamente como os docentes estão conduzindo suas salas. Sabe-se que a alfabetização e os processos de ensino e de aprendizagem vêm mudando ao longo dos anos. Isso se torna de suma importância para a formação de novos docentes e para um campo tão amplo que vem se reinventando com novas abordagens.
Copyright (c) 2023 Joana Clélia Trindade Borges, Andressa Lopes, Gabriela Bolsonello Hirt, Michele Ana Rampi, Zoraia Aguiar Bittencourt
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.