A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DA VISÃO DA EXPERIÊNCIA E DE RECÉM-FORMADOS

  • Joana Clélia Trindade Borges Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andressa Lopes
  • Gabriela Bolsonello Hirt
  • Michele Ana Rampi
  • Zoraia Aguiar Bittencourt
Palavras-chave: Alfabetização; Processos de ensino e de aprendizagem; Métodos; Experiência; Docentes

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a visão de professores alfabetizadores, seus métodos e como o tempo de carreira influencia no seu pensar e agir. Sua temática engloba a experiência do professor alfabetizador, a mudança gerada pela sala de aula, propondo em sua problemática investigar como a experiência do professor alfabetizador influencia os métodos utilizados nas escolas. A pesquisa pretende ainda destacar a mudança percebida na forma de alfabetizar, levando em consideração o tempo de experiência dos professores alfabetizadores. Metodologicamente, houve a elaboração de um questionário para a coleta dos dados, enviado de forma on-line a professores(as) de quatro cidades do Rio Grande do Sul, com perguntas que foram pensadas a fim de buscar a compreensão sobre como o tempo de atuação dentro de sala de aula influencia nos métodos utilizados  pelas pessoas entrevistadas, ressaltando a busca por pessoas com períodos de atuação diversos dentro do campo da alfabetização, comparando os mesmos com uma pesquisa bibliográfica. Foram respondidos oito questionários destinados a professores (as) que atuam dentro de turmas em fase de alfabetização todos de escolas públicas, existindo a análise das respostas conjuntamente com um estudo bibliográfico. Ao observar os principais métodos utilizados, os desafios e a visão dos (as) entrevistados (as) com relação a como a alfabetização se encontra, observou-se que, apesar da diferença temporal houve maiores mudanças dentro do modo como as universidades vêm atuando do que propriamente como os docentes estão conduzindo suas salas. Sabe-se que a alfabetização e os processos de ensino e de aprendizagem vêm mudando ao longo dos anos. Isso se torna de suma importância para a  formação de novos docentes e para um campo tão amplo que vem se reinventando com novas abordagens.

Publicado
14-10-2023