Educação popular e círculo de cultura

a interdisciplinaridade no Elos Híbridos do PET Práxis

  • Guilherme José Schons UFFS https://orcid.org/0000-0002-9498-4164
  • Helena Kanieski Cariolato Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marcelo Freire Simões Pires Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Reginaldo José de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: integração, diálogo, escuta, presença, ciberespaço

Resumo

O Elos Híbridos é uma ação do Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET) que preza pela inserção de temas interdisciplinares no cotidiano acadêmico por meio de eventos com pessoas convidadas – a partir da possibilidade de participação presencial, transmissão ao vivo e publicação dos diálogos em vídeo no YouTube e em podcast no Spotify. Em todo caso, é imprescindível situar que este projeto emerge de uma inquietude que possibilitou, ao longo do tempo, diversas reflexões – as quais constituem um arcabouço teórico-conceitual que informa e motiva a organização da atividade. O problema identificado pela equipe e que articula a proposta de intervenção tem lastro no que estudiosos do campo da Educação Superior classificam como democratização inconclusa da universidade brasileira. Nesse caso, aponta-se o exemplo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como instituição, fruto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) – e da luta dos movimentos sociais –, emergente nesse contexto. Isto é, ao mesmo tempo em que ela se apresenta como política de interiorização de cursos públicos e gratuitos de graduação e pós-graduação, é impactada pela dificuldade de acesso dos estudantes trabalhadores a uma formação integral assentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Como garantir o direito dos acadêmicos a espaços de aprendizado para além da sala de aula? De que forma é possível romper com a lógica da “educação bancária” quando essa se manifesta até mesmo em cursos de licenciatura? Que iniciativas podem contribuir tanto para a promoção de práticas pedagógicas dialógicas como na deflagração de debates interdisciplinares? Essas eram questões de primeira hora para o PET Práxis nos primeiros anos do grupo (e da UFFS) e, com certeza, continuam atuais. Com isso, houve a pretensão de se criar verdadeiros “círculos de cultura” que abrangessem a maior diversidade possível de graduandos, principalmente, dos cursos de licenciatura da UFFS – Campus Erechim, público-alvo do grupo. A partir disso, desenvolveu-se intenso trabalho de promoção de encontros para discussão: PET em Debate, PET em Movimento, Elos Virtuais e, finalmente, Elos Híbridos (com esse nome e formato desde a retomada da presencialidade das aulas após a pandemia de Covid-19). Neste ano de 2023, foram realizadas as seguintes conversas: “Educação, gênero e sexualidade”, com Régis Souza; “A prática pedagógica como ato teatral”, com Cauê Krüger; “Formação de professores e a inclusão de estudantes com deficiência”, Laercio Sponchiado; “Mal-estar nas universidades: neoliberalismo e sofrimento psíquico”, Heribaldo Maia; “Desobedecer como práxis docente feminista”, com Carolina Simon.

Publicado
14-10-2023