JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO A SAÚDE DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Hipertensão; Diabetes Mellitus Tipo 2.

Resumo

O programa “Promovendo a Saúde na Comunidade” surgiu a partir do intuito de
promover integralmente a saúde às pessoas que convivem com doenças crônicas não
transmissíveis (DCNT) na atenção primária, tais como a hipertensão arterial sistêmica
(HAS) e o diabetes mellitus (DM). Para alcançar uma estratégia de promoção integral da
saúde, é necessário utilizar abordagens não apenas medicamentosas, mas que também
promovam bem-estar, mudança de estilo de vida e eficácia do autocuidado destes
indivíduos e suas famílias. Nesse sentido, a educação em saúde é uma importante
estratégia de promoção de saúde dentro da atenção primária, pois através dela é possível
alcançar a população, oferecer orientações e cuidado, melhorando a qualidade da
assistência. Dentre as inúmeras ferramentas para promover saúde, os jogos educativos se
destacam pela facilidade de manuseio, criação de vínculo, educação efetiva em saúde e
possibilidade de integração entre grupos. O objetivo desse resumo é descrever as
experiências de um grupo de estudantes durante a criação de um jogo de tabuleiro para
um projeto que visa à promoção da saúde através da educação de hipertensos e diabéticos
em unidades básicas de saúde (UBS) de Chapecó, Santa Catarina. Trata-se de um relato
de experiência do processo de criação de um jogo de tabuleiro educativo que visa à
promoção da saúde de pacientes portadores de HAS e DM adscritos em diversas UBS de
Chapecó. As atividades serão realizadas com o apoio da enfermeira coordenadora de cada
unidade junto às estudantes de graduação. Para tal, o tabuleiro foi estruturado com 24
casas, com frases de orientações em saúde em algumas e indicativo para avançar ou
retornar em outras. Para execução da atividade, em cada encontro os indivíduos serão divididos em três grupos, diferenciados por cores. Na rodada inicial, o primeiro grupo
escolherá uma ficha com números de 1 a 30, na qual haverá perguntas básicas sobre HAS
e DM. Caso o grupo acerte, poderá jogar um dado e avançar a quantidade de casas
indicada; caso não acerte, a vez passará ao grupo seguinte. O processo de educação em
saúde se dará em dois principais momentos: através da leitura das frases de autocuidado
descritas no tabuleiro e através da resposta e reflexão às perguntas básicas sobre HAS e
DM. Além disso, as estudantes reforçarão os cuidados básicos sobre a resposta das
perguntas, esclarecendo a importância de tais informações. O grupo que alcançar primeiro
o final do tabuleiro, ganhará o jogo. A ideia de criação do tabuleiro como atividade
educativa deve-se ao fato de o jogo ser dinâmico e interativo, permitindo o envolvimento
dos indivíduos e criação de vínculo, aprimorando seus conhecimentos em relação à
condição de saúde e contribuindo para o crescimento do aprendizado em relação ao
autocuidado e saúde. Nesse contexto, o trabalho em equipe foi fundamental durante o
processo de criação do tabuleiro, onde diferentes percepções foram aprimoradas para
alcançar um objetivo comum: a construção de um jogo educativo como estratégia de
promoção da saúde ao público de hipertensos e diabéticos.

Publicado
25-10-2023