AÇÕES E CUIDADOS PSICOSSOCIAIS PARA ESTUDANTES

UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DOS MUROS UNIVERSITÁRIOS COM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA REGIÃO DO NORTE GAÚCHO

  • Vanessa Oliveira Silva UFFS
  • Taís Felipe da Silva
  • Francisca Mayara Soares Gama
  • João Ivanir da Silva Alves Júnior
  • Lívia de Oliveira Sabioni
  • Priscila Pavan Detoni
Palavras-chave: Educação em Saúde; Saúde Mental; Adolescência; Saúde da Criança; Estudantes de Medicina

Resumo

Educação popular em saúde é um processo de construção de saberes que permitem ao indivíduo plena autonomia sobre seu bem-estar psicossocial, possibilitando a atribuição de práticas diárias que previnem doenças e promovem saúde e maior qualidade de vida. A contribuição da universidade na formação de crianças e adolescentes do ensino público, através de atividades lúdico-interativas, permite a troca de experiências e a construção de
saberes dinâmicos a favor da emancipação dos pequenos cidadãos e cidadãs do mundo. Diante disso, o projeto de extensão “Educação em Saúde Mental: diálogos entre universidade, escolas e comunidade” cumpre seu objetivo de ampliar o cuidado psicossocial e de respeito às diversidades, para estudantes da rede pública de ensino da região de Passo Fundo- RS, ao estruturar ações em saúde nas escolas. Assim, bolsistas,
extensionistas do curso de Medicina e professoras envolvidas no projeto planejam elaborar atividades e oficinas de acordo com as demandas dos estudantes. Dessa forma, ao longo do semestre, serão desenvolvidas oficinas de saúde mental, auto cuidado, ações afirmativas e direitos humanos com quatro escolas. Na primeira escola contemplada pelo projeto, desenvolveu-se com os alunos do primeiro ao terceiro ano a questão das emoções, com o objetivo de exemplificar quais são as principais alterações de humor, buscando entender como as crianças enxergam e lidam com suas frustrações. Do quarto ao sexto ano, foi trabalhada a educação sexual, fazendo uso de diálogo em linguagem simples e flexível para a idade. Do sétimo ao nono ano, por ser um período importante nas transformações físicas, emocionais e afetivas do indivíduo que começa a entrar na adolescência, o tema escolhido para o trabalho foi “Corpo, Gênero, Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis”. Dessa forma, discutiu-se as alterações de humor como um evento biológico comum ocasionado pela oscilação hormonal, as mudanças corporais que surgem nesse período e as novas demandas que passam a ser necessárias, como a adesão de hábitos mais saudáveis e de higiene. Explicou-se o conceito de menstruação, ciclo menstrual e métodos contraceptivos, além de alertar do risco de gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis no caso de sexo desprotegido. Questões de gênero, sexualidade e diversidade foram abordadas, objetivando promover o  respeito. Ao final da apresentação, dos temas, foi disponibilizado aos alunos caixinhas para que pudessem deixar, de forma anônima, as suas dúvidas, sendo respondidas no momento posterior. A ação foi de grande importância no cumprimento do dever da universidade de colocar os conhecimentos acadêmicos a serviço da comunidade, promovendo educação em saúde e fortalecendo o sistema de educação e saúde.

Publicado
31-10-2023