LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO A IDENTIDADE PESSOAL E MEDIANDO RELAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Morgana Chies UFFS- CAMPUS ERECHIM
  • Maísa Paula Bolis
  • Paola Berria
  • Natacha Vieira Lopes
  • Chaiane Maria Brum
Palavras-chave: Palavras-chave: Cultura; linguagem; literatura infantil; singularidades

Resumo

Visto que a evolução de um povo se dá através da sua concepção de mundo, inicia-se a compreensão que a criança possui características diferentes dos adultos, sendo sujeito social e histórico, a qual possui direitos e é ativa na constituição da sociedade, capaz de produzir mudanças no meio ao qual está inserida através da literatura infantil. Cabendo à escola, espaço de formação, incentivar a prática literária. O hábito da leitura como apreciação possui como principal objetivo a manifestação artística, em que as crianças, através do exemplo de seu professor leitor e os espaços e recursos que são lhe oferecidos, são incentivadas a essa prática. A primeira referência de mundo que as crianças possuem, são seus responsáveis e pessoas próximas. Assim, no ambiente escolar, a criança representará e expressará esses modelos, os quais ela conhece e faz parte de seu cotidiano. Na sala de aula, acolhemos seres humanos diversos pelas suas características, trajetórias e redes familiares. São essas características que moldam seu jeito de ser e por esse motivo, as crianças agem, falam, portam-se, relacionam-se, brincam e expressam-se de inúmeras maneiras, pois são singulares. Nesse sentido, o papel do educador não é impor modos de ser, fazer e agir, mas ser uma figura de apoio que mediará vivências significativas, estas que serão atreladas aos saberes que os estudantes possuem o direito de aprender, disposto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), documento que possui papel normativo, impondo competências que orientam a elaboração e prática das atividades escolares. Assim, como residentes do Programa Residência Pedagógica (RPR), edital 24/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES desenvolvemos, enquanto núcleo do Residência Pedagógica (RP), do curso de Pedagogia de Erechim (RS) em uma das escolas polo, o projeto “  LITERATURA INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO A IDENTIDADE PESSOAL E MEDIANDO RELAÇÕES ÉTNICO-CULTURAIS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” que tem como objetivo o incentivo da leitura, bem como o reconhecimento, respeito e valorização da identidade de cada criança, suas culturas, contribuindo com a educação das relações étnico-raciais. Através da contação de histórias, diálogos, linguagens artísticas, jogos, brincadeiras e manifestações culturais, as 

crianças serão incentivadas a conhecerem e valorizarem diferentes culturas. Deste modo, o RP oportuniza aos residentes o exercício da docência e contribui no desenvolvimento do hábito da leitura aos estudantes da educação básica, bem como a compreensão de sujeito da sociedade que estão inseridos.

 

 

 

Publicado
15-10-2023