O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO EM SALA DE AULA: PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE OPINIÃO COM O TEMA “PADRÕES DE BELEZA
Resumo
O presente trabalho apresenta uma prática pedagógica desenvolvida durante o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação da Docência (PIBID) no curso de Letras: Português
e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. A
proposta desenvolvida é voltada a alunos do nono ano do Ensino Fundamental, turma
em que trabalhamos as características sociodiscursivas do gênero artigo de opinião a
partir da temática “padrões de beleza”. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico
dos alunos e a produção de texto, seguindo as características do gênero. Buscamos,
também, abordar a influência da mídia na construção desse padrão, com foco no poder
das redes sociais e influenciadores digitais. A metodologia utilizada foi de natureza
aplicada, efetivando os conhecimentos oriundos da pesquisa teórico-metodológica
desenvolvida ao longo do programa no contexto real do ambiente escolar, ou seja, na
sala de aula. Dessa forma, a prática está sendo realizada em uma turma de nono ano de
uma escola pública de Cerro Largo/RS. A nossa intenção com a prática pedagógica é
desenvolver a leitura, a interpretação e a produção de texto, por meio do tema “Padrões
de Beleza: sociedade e seus estereótipos”, promovendo o pensamento crítico e o
desenvolvimento discursivo. Acreditamos que a elaboração e a aplicação dessa prática
pedagógica contribui significativamente no processo de formação docente das bolsistas.
Ademais, esperamos auxiliar no desenvolvimento do senso crítico dos estudantes e no
entendimento do gênero artigo de opinião para a produção textual, que será reunida
posteriormente em uma revista para a turma.
Copyright (c) 2023 Laura Schmitt Pereira, Giovana Freitas da Silva, Jeize de Fátima Batista, Ana Cecília Teixeira Gonçalves
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