INTERVENÇÃO MUSICAL EM UTI PEDIÁTRICA:
SOLICITAÇÃO DE UMA MÃE VIA INSTAGRAM
Resumo
A prática da música pode ser considerada uma tecnologia leve de cuidado, atuando como promotora da saúde e possibilitando a redução dos níveis de estresse, de ansiedade e da dor ocasionadas pelo processo de hospitalização. Além disso, contribui para a descontração, a socialização e para amenizar o tempo ocioso de quem vivencia hospitalizações frequentes. Nesse sentido, as ações do Programa de Extensão “Musicagem: a enfermagem promovendo a saúde no ambiente hospitalar por meio da intervenção musical”, composta por docentes, discentes e egressos do curso de enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem por objetivo promover a saúde de pacientes, acompanhantes e profissionais, atuando semanalmente nos hospitais públicos de Chapecó-SC. Em 2020, início na pandemia de COVID-19, o grupo decidiu criar uma conta na rede social Instagram para propagação de fotos, vídeos e pesquisas realizadas após intervenções musicais. Essa iniciativa visava a ampliar a divulgação do Programa e da UFFS, possibilitando que mais pessoas conhecessem e acompanhassem a importância da música nos ambientes por onde realizam as intervenções. Aqui é relatada a experiência do grupo do Programa Musicagem em uma intervenção musical realizada na UTI pediátrica, a qual foi solicitada através do Instagram por uma mãe cujo filho encontra-se hospitalizado naquela unidade. A intervenção ocorreu na UTI Pediátrica do hospital Unimed Chapecó, com a atuação de dois discentes de enfermagem e uma egressa voluntária do Programa, acompanhados por ukulele e violino. Após obtidas as autorizações, foram tomadas as devidas precauções para adentrar no setor da UTI, tal como o uso de máscaras e aventais. Na ocasião foram performadas seis músicas: Anjo do céu, Dia Especial, Aquarela, Anunciação, Esperando na Janela e Pintinho Amarelinho. Apesar da intervenção ter sido solicitada por uma mãe que já conhecia e acompanhava o Programa nas redes sociais, as demais crianças, acompanhantes e profissionais também foram contemplados com a intervenção. Notou-se que as crianças que estavam dormindo quando iniciada a intervenção musical, não choraram e acordaram tranquilamente. Cabe destacar a emoção dos acompanhantes e da equipe, que verbalizaram o quanto era bom receber a música como forma de apoio no momento e na rotina difícil que enfrentam. Para eles, a música os levou a esquecer, mesmo que momentaneamente, a correria e as aflições que surgem na hospitalização, vivenciando um momento calmo de contemplação e acalento através da música. É importante ressaltar que a UTI é um ambiente com acesso mais controlado do que outros setores do hospital, justamente em razão das situações críticas de saúde que lá são atendidas e da vulnerabilidade dos pequenos pacientes. A flexibilização das normas para atendimento de um pedido de alguém que lá se encontra internado é indicativo da preocupação com o cuidado para além das necessidades biológicas que determinaram a hospitalização, incluindo outros elementos, tal como a música, para proporcionar alegria e um vislumbre da vida que corre no mundo ‘lá fora’.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.