JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente trabalho analisa a juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), seus
desafios e perspectivas no contexto formativo de escolarização, reverberando os motivos
e número elevado da inserção dos jovens na EJA. Apresenta suas causas e impactos
vivenciados nos contextos de uma escola de Estadual de Ensino Médio (EM). O objetivo
é analisar os motivos que levam a inserção significativa de jovens na modalidade da EJA,
suas dificuldades vivenciadas no processo de escolarização e os impactos que geram nos
diversos contextos formativos da sala de aula da EJA. A metodologia é qualitativa, de
análise documental (Plano Político pedagógico - PPP) e de observação e diálogo com
estudantes, professores e gestores da EJA. Esse trabalho é parte integrante do estágio
obrigatório da EJA do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da
Fronteira Sul. A experiência de estágio possibilitou uma compreensão do funcionamento
da EJA dentro do contexto educacional prático da escola em questão, apresentando as
concepções, visões e interpretações de pessoas que pertencem a esse cotidiano, buscando
entender os desafios e os benefícios da EJA no contexto prático e sua juvenilização. Para
mais, o trabalho busca fundamentar o conceito de EJA a partir de autores como FREIRE
(2000); BAUER e GASKELL (2000); LAFFIN, MACHADO E MARTINS (2021);
MACHADO e RODRIGUES (2014); RUMMERT (2019); FILHO, CASSOL e
AMORIM (2021); SILVA (2021). A partir das entrevistas, foi possível constatar o cansaço
dos estudantes que necessitam trabalhar o dia inteiro e estudar no turno da noite, além
disso, muitas vezes os conteúdos não condizem com sua realidade, sendo de difícil
entendimento e significação. Por outro lado, relatam que, em algumas disciplinas, os
professores dinamizam suas aulas, o que os mantém atentos e menos cansados. Também,
evidenciou-se no contexto da EJA uma grande possibilidade de terminar seus estudos e
obter melhores oportunidades. Já os professores e a gestão, consideram pouco
envolvimento dos estudantes e a observância de resistências às regras da escola. Outros
colegas da turma observada acreditam que a EJA não irá perdurar por muito tempo, porém,
reconhecem a importância do mesmo.
Copyright (c) 2023 Emily dos Santos
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