FORMAÇÃO DO PESQUISADOR

A LAPIDAÇÃO DE TEMÁTICAS

  • Gabriella Galvagna Demarco Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra Simone Hopner Pierozan
  • Luciano André da Silva Kadzerski
Palavras-chave: pesquisa em educação, mestrado profissional em educação, orientação para a pesquisa, relação orientador e orientandos, metodologia de pesquisa

Resumo

O trabalho apresenta os exercícios realizados durante os encontros destinados para a
orientação e consequente formação do pesquisador. Quando do ingresso no curso de
Mestrado, os pós-graduandos iniciam um processo de lapidação de seu tema e objeto de
estudo, para o qual se debruçarão no fazer da pesquisa, em busca de resposta às
problemáticas. São diversos os recursos utilizados, por orientadores e orientandos, não
existem receitas, mas sim caminhos. Visando contribuir com a delimitação da temática e
direcionamento da pesquisa, os momentos de orientação de pesquisa, iniciados no mês de
setembro, estimulam o contato com leituras de materiais direcionados as áreas de
interesse dos mestrandos, contudo, são selecionadas de modo a reconhecer publicações
de grupos de pesquisa, contribuições dos estudos já realizados e a ampliação do repertório
teórico-metodológico. O trabalho contemplou duas obras, cada qual com foco na temática
prévia dos orientandos. O aprofundamento do material se deu com a realização da leitura
analítica da introdução dos livros. Com isso, foi possível compreender os objetivos
daquela obra e dos estudos que contempla, reconhecendo autores e o contexto em que se
inserem. Posteriormente com a escolha pelos discentes de um dos capítulos de cada livro
para leitura e discussão, estimulou-se tanto a autonomia dos pesquisadores como a
realização de um trabalho de estudo coletivo. A organização destes momentos, prevê a
escolha dos textos, a leitura analítica prévia e a apresentação de trechos selecionados para
a discussão. O primeiro diálogo realizado foi sobre o texto de Silva (2018), que visa
investigar a gestão escolar e sua relação com a questão da educação como iniciação, além
de dar relevo para a discussão sobre a qualidade da escola, trazendo reflexões de que a
singela garantia das condições de estruturas físicas e de trabalho não são suficientes se
não houver um compromisso dos profissionais atuantes nas instituições escolares em
relação ao papel social da escola. O segundo artigo discutido foi de Hypolito (2012), o
qual aborda as condições do trabalho docente a partir de um survey realizado com
professores em sete estados brasileiros, cujo texto apresenta elementos como: a definição
dos conceitos, a discussão sobre a valorização docente, a apresentação da coleta de dados
do survey e a análise do autor sobre os dados. Observa-se que, embora os grupos de
pesquisa e os temas dos orientados fossem distintos, os textos, em razão das perspectivas
teórico-metodológica adotadas pelos autores, possuem conceitos e estudos que se
complementam, oportunizando discussão sobre as possibilidades da gestão escolar na
garantia de um lócus adequado e das condições do trabalho docente nas escolas de
educação básica. Os orientandos foram estimulados para a observação da maneira como
os temas foram explorados pelos grupos de pesquisa e seus constituintes, as categorias de
análise, os referenciais teóricos que subsidiaram as análises, os conceitos apresentados, e

a metodologia de pesquisa adotada. A atividade contribuiu para delimitar os objetos de
pesquisa e a construção de cada um(a) como pesquisador(a) da área da educação.

Publicado
15-10-2023