A Cartografia como um caminho possível para o ensino de História e Geografia

  • Alexandra Carniel UFFS campus Erechim
  • Natália Carla Vanelli
  • Natália Carla Vanelli
Palavras-chave: Ciências Humanas; Mapas; Atividade Interdisciplinar; Prática educativa

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de abordar a importância da cartografia nas aulas de
História e Geografia a partir do relato de experiência de prática pedagógica. A prática
educativa foi realizada com estudantes do 7º ano ao abordar os conteúdos das Grandes
Navegações na disciplina de História e o ensino de Cartografia na disciplina de Geografia
com a construção de um mapa temático das Grandes Navegações. Justifica-se na
necessidade da abordagem cartográfica na leitura espacial e na interpretação de
fenômenos sociais, históricos e culturais. Inicialmente a turma foi dívida em grupos, onde
cada grupo ficou encarregado por representar uma rota de navegação e os elementos
constituintes de um mapa - como título, orientação, escala e legenda  . Notou-se um
grande empenho dos estudantes ao realizarem a atividade prática, com uma notável
melhora na compreensão da localização dos oceanos e continentes, bem como na
essencialidade dos elementos norteadores de um mapa para a compreensão do fenômeno
abordado. Quanto ao entendimento do período histórico das Grandes Navegações
percebe-se uma importância maior na forma de configuração e organização do espaço
mundial. Portanto, o trabalho de forma interdisciplinar permite que os estudantes possam
elaborar e realizar conexões entre as disciplinas, elaborando diferentes percepções e
entendimento do mundo, se vendo como protagonistas no processo do ensino
aprendizagem.

Biografia do Autor

Alexandra Carniel, UFFS campus Erechim

 

A AVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Alexandra Carniel¹

Eduarda Agnolin²

Reginaldo Souza³

 

Entre os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) está a inserção dos estudantes de licenciaturas no cotidiano escolar, permitindo-lhes aliar a teoria do conteúdo científico à  prática escolar. O trabalho que ora se apresenta é resultado de uma atividade de ensino, realizada pelos bolsistas do PIBID - subprojeto Geografia -na Escola Estadual Santo Agostinho, com alunos do sexto ano do ensino fundamental.Através da leitura e discussão sobre o livro” Prova: Um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” de Pedro Vasco Moretto, refletiu-se sobre a avaliação na escola e pensou-se em elaborar uma atividade em que alunos e professores pudessem expor suas opiniões em relação à avaliação.A avaliação como um processo que vise verificar se os alunos obtiveram aprendizagens significativas. A avaliação não com caráter punitivo, mas como uma análise dos conhecimentos adquiridos que vise contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, na busca de novas metodologias de avaliação e práticas docentes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem O objetivo da atividade foi compreender a importância da avaliação, o aperfeiçoamento de seu método, entender o conceito de avaliação na visão do aluno, caracterizar qualitativamente a avaliação, entender a avaliação na visão da Escola, comparar as duas visões da temática em questão com o livro trabalhado no subprojeto. A atividade foi desenvolvida através de um diálogo sobre o tema avaliação, em que foram feitos questionamentos a professores e alunos. Através desta atividade os alunos puderam expressar seus medos e angústias em relação à avaliação, e de que forma gostariam de ser avaliados. Com os professores, discutiu-se sobre quais as principais formas de avaliação além da tradicional prova, e quais os principais critérios na hora de elaborá-la. Portanto essa atividade foi essencial para entendermos um pouco mais sobre os métodos avaliativos. Durante muito tempo provas e trabalhos foram utilizados como instrumentos que classificavam os alunos entre bons ou aqueles que estavam ali somente por obrigação. Atualmente, a avaliação é vista como uma importante ferramenta que o professor usa para alcançar seus objetivos e fazer com que o aluno busque maneiras diferentes de demonstrar seus conhecimentos.

Palavras chave: Aprendizagem. Escola. Prova.

 

 

Publicado
15-10-2023