A Cartografia como um caminho possível para o ensino de História e Geografia
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de abordar a importância da cartografia nas aulas de
História e Geografia a partir do relato de experiência de prática pedagógica. A prática
educativa foi realizada com estudantes do 7º ano ao abordar os conteúdos das Grandes
Navegações na disciplina de História e o ensino de Cartografia na disciplina de Geografia
com a construção de um mapa temático das Grandes Navegações. Justifica-se na
necessidade da abordagem cartográfica na leitura espacial e na interpretação de
fenômenos sociais, históricos e culturais. Inicialmente a turma foi dívida em grupos, onde
cada grupo ficou encarregado por representar uma rota de navegação e os elementos
constituintes de um mapa - como título, orientação, escala e legenda . Notou-se um
grande empenho dos estudantes ao realizarem a atividade prática, com uma notável
melhora na compreensão da localização dos oceanos e continentes, bem como na
essencialidade dos elementos norteadores de um mapa para a compreensão do fenômeno
abordado. Quanto ao entendimento do período histórico das Grandes Navegações
percebe-se uma importância maior na forma de configuração e organização do espaço
mundial. Portanto, o trabalho de forma interdisciplinar permite que os estudantes possam
elaborar e realizar conexões entre as disciplinas, elaborando diferentes percepções e
entendimento do mundo, se vendo como protagonistas no processo do ensino
aprendizagem.
Copyright (c) 2023 Alexandra Carniel, Natália Carla Vanelli, Natália Carla Vanelli
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