DIAGNÓSTICO, ENSINO E TERAPIAS, DISCUTINDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

  • Melissa Pereira Mello UFFS
  • Renata Kelly Arruda
  • Bruno Felipe Assoni Faleiro
  • Sonize Lepke
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Diagnóstico; Terapias; Ensino

Resumo

O presente trabalho resulta do projeto de extensão para pais, professores e monitores de escola sobre o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, bem como sobre os processos educativos e terapêuticos. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento onde se apresentam alterações precoces no que se refere a qualidade das interações sociais e na comunicação, bem como em aspectos ritualísticos e restritivos no comportamento. É possível perceber muitas características ainda na primeira infância, o que é crucial para que as crianças tenham um bom prognóstico em relação ao seu desenvolvimento, tendo acesso a intervenção e estimulação precoces. Nesse cenário, é importante salientar que a escola tem um importante papel nesse processo, tanto ao fato de contribuir com uma avaliação multidisciplinar para um possível diagnóstico, quanto em relação às questões dos processos inclusivos e de adaptação ou flexibilizações para que a criança tenha acesso a aprendizagem, podendo assim, desenvolver ao máximo suas habilidades. Nesse contexto, o curso de extensão foi ofertado nos meses de julho e agosto do corrente ano pelo grupo de trabalho composto por professores, psicopedagoga e fonoaudióloga, todos vinculados a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) com egresso da graduação e como estudantes da pós-graduação stricto sensu, compondo uma carga horária de 20 horas. Os  objetivos propostos no projeto de extensão do edital nº 35/GR/UFFS/2021(Edital de fluxo contínuo para registro de ações de extensão e de cultura da UFFS) foram propiciar um diálogo tratando sobre a necessidade de um diagnóstico precoce, evidenciando práticas pedagógicas e terapêuticas que contribuam para o desenvolvimento de estudantes com TEA, além de oportunizar aos profissionais da educação um olhar mais acolhedor perante a estes estudantes. As atividades foram desenvolvidas de forma presencial e online. Para assegurar a participação dos envolvidos foram realizadas atividades práticas, questionamentos e exposição de dados. Os relatos e avaliações realizados evidenciam a necessidade de formações sobre o tema, aprofundamento do diálogo e reflexões sobre as práticas pedagógicas e adaptações curriculares nos espaços escolares.

Publicado
15-10-2023