RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA BÁSICA, GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR, NO DOMÍNIO CONEXO PARA OS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA E NUTRIÇÃO

  • Maria Helena Moreno Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Andriel Gustavo Felichak
  • Mariana Valentini Casagrande
  • Sarah Carolina Brandão de Souza Neto
  • Vanessa Silva Retuci
Palavras-chave: monitor; docência; acadêmicos; formação; atividades.

Resumo

A monitoria como instrumento de ensino e aprendizagem, possui o objetivo de melhorar
o ensino na graduação, seja para monitores ou monitorados. Tal processo, geralmente,
ocorre pela troca de experiência de um aluno que já passou pela disciplina e outro que
ainda está cursando, além de oferecer uma aproximação com a prática da docência no
Ensino Superior. As práticas realizadas dentro da Monitoria de Citologia e Histologia
Básica, Genética e Biologia Molecular, no domínio conexo para os cursos de Medicina
Veterinária e Nutrição até o momento, foram: a realização de um banco de questões;
horários destinados a atendimentos direcionados a reforço do conteúdo passado em sala
de aula; e a confecção de uma maquete interativa para proporcionar aos acadêmicos de
nutrição inseridos no CCR de Genética, visualizarem melhor a formação de uma molécula
de DNA. Essas atividades possuem a finalidade de promover o êxito acadêmico,
contribuindo para redução das taxas de evasão dentro da universidade e favorecendo um
melhor aproveitamento dos discentes dentro dos respectivos componentes curriculares. O
desenvolvimento de novas estratégias de abordagens dos conteúdos e atividades é
fundamental, e pode mudar significativamente o aprendizado, sendo também um papel
dos monitores juntamente com a professora orientadora. O fornecimento de integração
curricular que a monitoria proporciona é muito importante para auxiliar na formação. Os
acadêmicos inseridos como monitores têm a possibilidade de desenvolver competências
e habilidades sociais, autodisciplina, responsabilidade e melhoria da comunicação, além
da aproximação com a esfera educacional e conscientização sobre a valorização do
profissional docente. A importância para o aluno-monitor de exercer parcialmente o papel
de um educador é adquirir mais experiência na sua formação acadêmica, e possivelmente
contribuir para a formação de futuros profissionais voltados à docência. O que se espera
da interação monitor-monitorado dentro do programa é que seja proporcionado estímulo,
segurança e confiança, para que o conteúdo que foi abordado seja absorvido, aproveitado
e utilizado da melhor forma.

Publicado
15-10-2023