AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

Autores

  • Aline Neis Knob Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Allef Anísio Rocha Coelho
  • Richard Vinicius Santana da Silva
  • Neusete Machado Rigo

Palavras-chave:

formação inicial; sustentabilidade; extensão universitária; cultura.

Resumo

A inclusão de estudos e discussões sobre a diversidade no ensino têm configurado um desafio para os/as professores/as. A extensão, como atividade acadêmica, na forma de programas, projetos, minicursos, rodas de conversa, entre outras, figura como alternativa para conduzir estudos, práticas e reflexões acerca da inclusão da diversidade no currículo escolar, articulando conhecimento e cultura, através da integração entre a universidade e a sociedade. Nesse sentido, este trabalho apresenta o programa de extensão “Formação Pedagógica para Professores e Estudantes da Educação Básica: currículo, conhecimento e cultura” o qual é formado por três projetos: Projeto 1 - Ciclo de Oficinas sobre Diversidade no Currículo Escolar; Projeto 2: Formação Continuada de Professores para a Diversidade; e Projeto 3: Divulgação e Compreensão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O primeiro e segundo projetos são vinculados ao componente curricular (CCR) “Temas Contemporâneos e Educação”, integrante do Domínio Conexo dos cursos de licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul. As temáticas abordadas por estes projetos foram: gênero e sexualidade; educação e saúde; direito humanos; diversidade étnico-racial e racismo. Esses temas foram distribuídos entre os/as licenciandos/as de acordo com seus interesses e afinidades, organizados em pequenos grupos. No projeto 1 a abordagem foi desenvolvida em quatro turmas do 6º ao 9º de uma escola pública de ensino fundamental do município de Cerro Largo/RS. Destaca-se que as oficinas foram planejadas durante as aulas do CCR “Temas Contemporâneos e Educação”, e protagonizadas pelos/as licenciandos/as na escola com o acompanhamento da professora do CCR. As atividades do projeto 2 foram desenvolvidas em encontros que reuniram professores/as e licenciandos/as. Foram executados cinco encontros de modo presencial (UFFS) e on-line (sala específica da plataforma Webex Cisco) para proporcionar a participação dos professores da educação básica. As escolas convidadas foram aquelas que acolheram os/as licenciandos/as para a realização do Projeto 1. O terceiro projeto visava divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através de grupos que estudem um dos objetivos e multipliquem os conhecimentos junto à comunidade em geral. Durante as aulas do CCR “Meio Ambiente, Economia e Sociedade”, os/as licenciandos/as se organizaram em pequenos grupos e juntamente com a professora, também coordenadora do projeto, planejaram a execução da atividade junto à comunidade. As ações do programa contemplaram em torno de 220 participantes da comunidade acadêmica e público externo, em mais de 15 oficinas realizadas com temáticas diversas. Os resultados demonstram que o currículo escolar está aberto tanto para o conhecimento quanto para a cultura, e a formação inicial de professores é um momento que pode ser potencializado para introduzir aspectos culturais na docência nas diferentes áreas do conhecimento.

 

Biografia do Autor

  • Aline Neis Knob, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Aluna do Ensino Médio, Bolsistado no Programa Institucional de Bolsa deIniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) CNPq/UFFS.

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Publicado

09-10-2023