AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA

  • Aline Neis Knob Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Allef Anísio Rocha Coelho
  • Richard Vinicius Santana da Silva
  • Neusete Machado Rigo
Palavras-chave: formação inicial; sustentabilidade; extensão universitária; cultura.

Resumo

A inclusão de estudos e discussões sobre a diversidade no ensino têm configurado um desafio para os/as professores/as. A extensão, como atividade acadêmica, na forma de programas, projetos, minicursos, rodas de conversa, entre outras, figura como alternativa para conduzir estudos, práticas e reflexões acerca da inclusão da diversidade no currículo escolar, articulando conhecimento e cultura, através da integração entre a universidade e a sociedade. Nesse sentido, este trabalho apresenta o programa de extensão “Formação Pedagógica para Professores e Estudantes da Educação Básica: currículo, conhecimento e cultura” o qual é formado por três projetos: Projeto 1 - Ciclo de Oficinas sobre Diversidade no Currículo Escolar; Projeto 2: Formação Continuada de Professores para a Diversidade; e Projeto 3: Divulgação e Compreensão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O primeiro e segundo projetos são vinculados ao componente curricular (CCR) “Temas Contemporâneos e Educação”, integrante do Domínio Conexo dos cursos de licenciatura do Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul. As temáticas abordadas por estes projetos foram: gênero e sexualidade; educação e saúde; direito humanos; diversidade étnico-racial e racismo. Esses temas foram distribuídos entre os/as licenciandos/as de acordo com seus interesses e afinidades, organizados em pequenos grupos. No projeto 1 a abordagem foi desenvolvida em quatro turmas do 6º ao 9º de uma escola pública de ensino fundamental do município de Cerro Largo/RS. Destaca-se que as oficinas foram planejadas durante as aulas do CCR “Temas Contemporâneos e Educação”, e protagonizadas pelos/as licenciandos/as na escola com o acompanhamento da professora do CCR. As atividades do projeto 2 foram desenvolvidas em encontros que reuniram professores/as e licenciandos/as. Foram executados cinco encontros de modo presencial (UFFS) e on-line (sala específica da plataforma Webex Cisco) para proporcionar a participação dos professores da educação básica. As escolas convidadas foram aquelas que acolheram os/as licenciandos/as para a realização do Projeto 1. O terceiro projeto visava divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável através de grupos que estudem um dos objetivos e multipliquem os conhecimentos junto à comunidade em geral. Durante as aulas do CCR “Meio Ambiente, Economia e Sociedade”, os/as licenciandos/as se organizaram em pequenos grupos e juntamente com a professora, também coordenadora do projeto, planejaram a execução da atividade junto à comunidade. As ações do programa contemplaram em torno de 220 participantes da comunidade acadêmica e público externo, em mais de 15 oficinas realizadas com temáticas diversas. Os resultados demonstram que o currículo escolar está aberto tanto para o conhecimento quanto para a cultura, e a formação inicial de professores é um momento que pode ser potencializado para introduzir aspectos culturais na docência nas diferentes áreas do conhecimento.

 

Biografia do Autor

Aline Neis Knob, Universidade Federal da Fronteira Sul
Aluna do Ensino Médio, Bolsistado no Programa Institucional de Bolsa deIniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) CNPq/UFFS.
Publicado
09-10-2023