MONITOREO
ENTRE MESAS DE ESTUDO E REDES SOCIAIS
Resumo
Este trabalho tem por objetivo explanar acerca das atividades que estão sendo desenvolvidas no Projeto Monitoria em estudos da Língua Espanhola, do Curso de Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza. A monitoria conta com uma bolsista que desempenha atividades voltadas a atingir o objetivo: oferecer aos alunos do Curso de Letras aporte para o aperfeiçoamento em seus estudos da língua espanhola. Para que isso ocorra, a proposta de monitoria soma ações entre mesas de estudo – de maneira presencial na UFFS – e redes sociais – utilizando-se de ambiente virtual. Assim, pode-se definir que a assessoria da monitoria ocorre de três maneiras: agendamento de horário dos acadêmicos com a monitora para solucionar dúvidas sobre os conteúdos; postagens no instagram relacionadas aos estudos realizados nos componentes de língua espanhola e as culturas de países hispânicos; realização de oficina para motivar os acadêmicos na aprendizagem da Língua Espanhola. É responsabilidade do monitor, portanto, criar estratégias de divulgação do projeto para assegurar a participação efetiva dos estudantes de Letras. O processo aqui descrito reúne três grupos de elementos, professores, monitores e participantes da monitoria; peças fundamentais em um processo de aprendizagem. Na monitoria, ambos aprendizes, monitores e participantes da monitoria, desenvolvem-se como agentes ativos da aprendizagem, já que os monitores estudam para atender demandas do projeto e os participantes buscam, em turno inverso, um auxílio na Universidade para suas dúvidas, dificuldades ou necessidades para atingir fluência na língua alvo. O campus da UFFS de Realeza está situado em uma região de pouca oferta da Língua Espanhola no ensino básico, o que caracteriza que muitos dos acadêmicos de Letras necessitam da oferta da monitoria para aprofundarem suas aprendizagens. As ações presenciais e virtuais resultam em uma oportunidade para que o monitor desenvolvam seus conhecimentos linguísticos e culturais da língua espanhola, auxilia outros acadêmicos no processo de aprendizagem da língua e promove uma parceria produtiva entre discente e docente.
Copyright (c) 2023 Jamily Martins Lopes, Naiane Carolina Menta Tres
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.