Processos de Formação Inicial de Professores de Ciências por Investigação Reflexiva

  • Joana Ferronato Fagundes Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Investigação-Ação; Reflexão;, Relato de Experiência;, Formação de Professores

Resumo

A formação de professores mediada em contextos de investigar e formar-se pela própria prática constitui um ambiente formativo que inclui a Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) como aposta a constituição docente e melhoria das práticas. O coletivo formativo do PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo é desenvolvido com  bolsistas dos cursos de Licenciatura em Ciências que desenvolvem Diários de Formação (DF) e Relatos de Experiência (RE) na sua formação. Nosso objetivo foi analisar como se manifestam/desenvolvem as implicações dos processos formativos que ocorrem durante a formação destes bolsistas/futuros professores, por meio da análise de conteúdos desenvolvida em três etapas foi realizada a seleção de documentos/RE e leitura panorâmica, depois analisamos os dados em relação às categorias definidas a priori, e por fim, realizamos a interpretação dos resultados e inferências em relação aos objetivos, contexto e referencial da área. A pesquisa apresenta os processos que constituem o professor de Ciências pela via da IFAC e suas transformações durante o processo de desenvolvimento e constituição docente pelo que podemos afirmar que a escrita em DF com a devida sistematização nos RE configura-se num mecanismo propulsor da investigação, da formação, da transformação das práticas docentes em Ciências.

Publicado
18-11-2022