“Sol Sobre nuvens”, de Josely Vianna Baptista: Uma leitura da perspectiva Verbo-voco-visual

  • Camila Stasiak UFFS CERRO LARGO
  • Pablo Berned
Palavras-chave: Autoria Feminina, Literatura Contemporânea, Paronomásia

Resumo

Este trabalho está vinculado ao projeto Vozes da poesia brasileira de autoria feminina, e interessa na medida em que investiga aspectos de expressões da poesia brasileira escrita por mulheres, visando compreender características fundamentais das obras pela perspectiva da modernidade. A poesia de Josely Vianna Baptista, poeta e tradutora curitibana, revela a possibilidade de significados enigmáticos em uma mescla de imagens e sons que desenham os sentidos. Em Sol sobre nuvens (2007), seu livro que reúne suas primeiras obras, AR (1991), Corpografia (1992), Os poros flóridos (2002) e Poemas esparsos, é recorrente a representação do corpo por meio de elementos da natureza que se complementam a seleções lexicais formadas pelo privilégio no efeito sonoro. Desse modo, tema e forma fazem de seus versos um jogo complementar entre aspectos semânticos e não-semânticos, que passam a reivindicar sentidos pelas associações sugeridas". Tendo isso em vista, objetivamos analisar a maneira que esta obra privilegia a expressão de inspiração concretista da experiência estética, a partir de uma lapidação da linguagem cotidiana, priorizando o estudo dos aspectos formais da obra em que, geralmente, o som prevalece sobre o sentido. Para tanto, propomos um mapeamento dos aspectos formais de Sol Sobre nuvens pela perspectiva da paronomásia, que se caracteriza, de acordo com Pignatari (2011), como sendo a possibilidade de significação por associação a partir de semelhantes combinações sonoras. Partimos do mapeamento dos principais aspectos formais sobressalentes no livro traçando diálogos principalmente com os trabalhos de Octavio Paz (2012), Alfredo Bosi (2000), Paulo Franchetti (2012) e Décio Pignatari (2011). Essa obra, portanto, prioriza a expressão estética a partir de versos com formas particulares que provocam a expectativa sobre a leitura de poemas, como a disposição sob a página, a separação silábica, as imagens e os sons, em uma perspectiva na qual o corpo e a natureza são postos a diferentes interpretações por meio de cada leitor.

 

 

Publicado
18-11-2022