Uso de estatísticas de um repositório institucional para avaliação da produção científica em acesso aberto

USO DE ESTATÍSTICAS DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ACESSO ABERTO

  • Lucas Kieling Adams Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Felipe Junior Heckler Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Patrícia Marasca Fucks Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Diego dos Santos Borba Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFFar
Palavras-chave: comunicação científica, cienciometria, produção acadêmica, ciência da informação, conhecimento

Resumo

Os repositórios institucionais (RI) evidenciam-se no sistema de comunicação científica para divulgação das produções acadêmicas e ampliação da sua visibilidade em acesso aberto. Buscou-se ampliar a compreensão e o senso crítico dos participantes do projeto tutoria, sobre os dados disponibilizados na ferramenta do RI aos usuários, a partir do desenvolvimento e atualização do módulo de estatística do software livre DSpace (plataforma para construção e implementação de repositórios digitais). O estudo foi mobilizado na perspectiva de publicação de e-books no RI, abarcando aspectos do desenho com AutoCAD 2D e 3D, no Componente Curricular (CCR) GCS522, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a partir do qual se organiza o projeto de Tutoria “Desenho técnico auxiliado por computador com utilização do software AutoCAD”. Objetiva compreender potencialidades e desafios na utilização de ferramentas do RI, para analisar dados como download, acesso e seu respectivo local de procedência – país e cidade, disponíveis no DSpace. Demonstraram-se os resultados partindo-se das aplicações disponíveis no RI Arandu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFar), analisando-se os registros das estatísticas (de 25/01 a 05/11/2022) do item ‘Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmico-Científicos’. Essa publicação originou-se do trabalho remoto, multidisciplinar e colaborativo, desenvolvido por bibliotecários e docentes do IFFar e da UFFS. Como resultado dessa análise, constatou-se 982 downloads ao item e 791 visitas, originárias de países como Brasil (632 acessos ou 79,9% do total), Estados Unidos (22 acessos ou 2,78% do total), Suécia (5 acessos ou 0,63% do total), Angola (3 acessos ou 0,38%) do total, Alemanha e México (cada qual com 2 acessos ou 0,25% do total). O ranking também mostrou que, entre as dez cidades de onde procederam as visitas ao item, com exceção de duas delas (Rio Grande/RS e Tupanciretã/RS), as demais correspondiam a um dos 11 campi do IFFar. Essa abrangência local é indicativa de que a produção do Guia atende aos seus propósitos de servir ao público institucional. Quanto às potencialidades dessa ferramenta considera-se a conveniência de conhecer e avaliar, em tempo real, o alcance dos objetivos da divulgação da produção acadêmico-científica no RI, bem como de analisar os dados de uma publicação nele disponibilizada, em determinado período. Constatou-se a importância dos RIs disponibilizarem, aos usuários, estatísticas sobre seus objetos digitais, referentes à visualização do número de downloads e acessos e sua respectiva origem (regiões do país ou do mundo). Ressalta-se ainda o quão expressivos são o conhecimento e a interpretação das estatísticas do item, para produzir estudos e análises que permitem reconhecer os temas de pesquisa de maior interesse, a notoriedade e relevância de determinada publicação, pesquisador e/ou instituição. O acompanhamento desses indicadores permite monitorar e avaliar os processos de produção do conhecimento científico, entendendo como transcorre o seu desenvolvimento em determinada área. É imprescindível que os alunos sejam instigados a observar e interpretar tais dados para que tenham um olhar crítico sobre a informação acadêmica acessada e/ou disponibilizada. Essa dinâmica é fundamental na compreensão de indicadores e métricas oferecidas por ferramentas de pesquisa como Web of Science e Scopus.

Publicado
18-11-2022