Uso de estatísticas de um repositório institucional para avaliação da produção científica em acesso aberto
USO DE ESTATÍSTICAS DE UM REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL PARA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ACESSO ABERTO
Resumo
Os repositórios institucionais (RI) evidenciam-se no sistema de comunicação científica para divulgação das produções acadêmicas e ampliação da sua visibilidade em acesso aberto. Buscou-se ampliar a compreensão e o senso crítico dos participantes do projeto tutoria, sobre os dados disponibilizados na ferramenta do RI aos usuários, a partir do desenvolvimento e atualização do módulo de estatística do software livre DSpace (plataforma para construção e implementação de repositórios digitais). O estudo foi mobilizado na perspectiva de publicação de e-books no RI, abarcando aspectos do desenho com AutoCAD 2D e 3D, no Componente Curricular (CCR) GCS522, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a partir do qual se organiza o projeto de Tutoria “Desenho técnico auxiliado por computador com utilização do software AutoCAD”. Objetiva compreender potencialidades e desafios na utilização de ferramentas do RI, para analisar dados como download, acesso e seu respectivo local de procedência – país e cidade, disponíveis no DSpace. Demonstraram-se os resultados partindo-se das aplicações disponíveis no RI Arandu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFar), analisando-se os registros das estatísticas (de 25/01 a 05/11/2022) do item ‘Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmico-Científicos’. Essa publicação originou-se do trabalho remoto, multidisciplinar e colaborativo, desenvolvido por bibliotecários e docentes do IFFar e da UFFS. Como resultado dessa análise, constatou-se 982 downloads ao item e 791 visitas, originárias de países como Brasil (632 acessos ou 79,9% do total), Estados Unidos (22 acessos ou 2,78% do total), Suécia (5 acessos ou 0,63% do total), Angola (3 acessos ou 0,38%) do total, Alemanha e México (cada qual com 2 acessos ou 0,25% do total). O ranking também mostrou que, entre as dez cidades de onde procederam as visitas ao item, com exceção de duas delas (Rio Grande/RS e Tupanciretã/RS), as demais correspondiam a um dos 11 campi do IFFar. Essa abrangência local é indicativa de que a produção do Guia atende aos seus propósitos de servir ao público institucional. Quanto às potencialidades dessa ferramenta considera-se a conveniência de conhecer e avaliar, em tempo real, o alcance dos objetivos da divulgação da produção acadêmico-científica no RI, bem como de analisar os dados de uma publicação nele disponibilizada, em determinado período. Constatou-se a importância dos RIs disponibilizarem, aos usuários, estatísticas sobre seus objetos digitais, referentes à visualização do número de downloads e acessos e sua respectiva origem (regiões do país ou do mundo). Ressalta-se ainda o quão expressivos são o conhecimento e a interpretação das estatísticas do item, para produzir estudos e análises que permitem reconhecer os temas de pesquisa de maior interesse, a notoriedade e relevância de determinada publicação, pesquisador e/ou instituição. O acompanhamento desses indicadores permite monitorar e avaliar os processos de produção do conhecimento científico, entendendo como transcorre o seu desenvolvimento em determinada área. É imprescindível que os alunos sejam instigados a observar e interpretar tais dados para que tenham um olhar crítico sobre a informação acadêmica acessada e/ou disponibilizada. Essa dinâmica é fundamental na compreensão de indicadores e métricas oferecidas por ferramentas de pesquisa como Web of Science e Scopus.
Copyright (c) 2022 Lucas Kieling Adams, Felipe Junior Heckler, Patrícia Marasca Fucks, Diego dos Santos Borba
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.