Experiência Discente na Disciplina Optativa de Técnicas Citológicas e Histológicas do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura
Resumo
A oferta de CCRs (Componentes Curriculares) optativos têm possibilitado aos discentes o
contato com novos saberes e experiências. Neste sentido, a oferta de um CCR de cunho
exclusivamente prático laboratorial foi objetivando contato dos discentes com protocolos e
rotina laboratorial na área de citologia/ histologia animal e vegetal, com o propósito de
desenvolver habilidades no preparo de material para fins didáticos e experimentais,
especialmente no período pós pandemia, em que muitas aulas práticas deixaram de ser
realizadas presencialmente. Os conteúdos estão sendo ministrados em dois momentos: um que
abrange somente técnicas com células animais eucarióticas e outro momento técnicas com
células vegetais. As aulas são exclusivamente em ambiente laboratorial com roteiros planejados
pelo professor, sendo o aluno o protagonista. Os alunos participam de todas as atividades, desde
a coleta do material biológico até o preparo de reagentes e soluções que estão preconizadas no
protocolo. O papel do docente é o de direcionar e treinar nas técnicas de cunho diário de um
laboratório. As aulas são dinâmicas e repletas de perguntas que surgem ao longo do processo.
Os alunos matriculados no CCR já fizeram CCRs básicos necessários para avançarem com o
conteúdo proposto, sendo assim, o aproveitamento tem sido excelente. O discente tem a
oportunidade de conhecer novos equipamentos laboratoriais, como manuseá-los e como
empregar esses conhecimentos em pesquisa básica. A análise do material preparado também
faz parte do processo. As diferentes técnicas de observação de células e tecidos animais e
vegetais e a análise dos seus resultados, serão reportadas num relatório final elaborado por cada
discente e entregue como parte da avaliação. Foi proposto que os alunos usem diferentes formas
de apresentação dos resultados, desde fotos e filmagens com celular até imagens obtidas com
câmera acoplada ao microscópio e estereomicroscópio, a fim de registrar as várias etapas que
perfazem o roteiro com propósito de aumentar o ganho de retenção de informações. Ao longo
das aulas há momentos de estabelecer um feed-back a fim de avaliar se o aluno tem tido ganho
no processo de aprendizagem. A boa expectativa dos discentes bem como a grande participação
no processo, mostra que CCRs optativos exclusivamente práticos podem incrementar a
bagagem de conhecimentos do aluno, já que esses conteúdos, geralmente não são contemplados
na grade curricular básica. Fica assim, um incentivo para que o curso se empenhe na oferta de
CCRs optativos que estimulem nossos discentes a expandirem suas expectativas futuras.
Copyright (c) 2022 Cínthia de Oliveira Gonçalves, Ágatha Porto da Silva Porto da Silva, Amanda Emmanuele Paulus Machado, Bruna Kaori Tanaka, Sabrina Daniela Litter Kletke, Taylana Martins Weyh, Rafael Franco Pires, Bruna Barros Dias Santos, Carla Pelegrin, Suzymeire Baroni
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