Experiência Discente na Disciplina Optativa de Técnicas Citológicas e Histológicas do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura

  • Cínthia de Oliveira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ágatha Porto da Silva Porto da Silva
  • Amanda Emmanuele Paulus Machado
  • Bruna Kaori Tanaka
  • Sabrina Daniela Litter Kletke
  • Taylana Martins Weyh
  • Rafael Franco Pires
  • Bruna Barros Dias Santos
  • Carla Pelegrin
  • Suzymeire Baroni
Palavras-chave: citologia, histologia, laboratório, células eucárioticas, aulas práticas

Resumo

A oferta de CCRs (Componentes Curriculares) optativos têm possibilitado aos discentes o
contato com novos saberes e experiências. Neste sentido, a oferta de um CCR de cunho
exclusivamente prático laboratorial foi objetivando contato dos discentes com protocolos e
rotina laboratorial na área de citologia/ histologia animal e vegetal, com o propósito de
desenvolver habilidades no preparo de material para fins didáticos e experimentais,
especialmente no período pós pandemia, em que muitas aulas práticas deixaram de ser
realizadas presencialmente. Os conteúdos estão sendo ministrados em dois momentos: um que
abrange somente técnicas com células animais eucarióticas e outro momento técnicas com
células vegetais. As aulas são exclusivamente em ambiente laboratorial com roteiros planejados
pelo professor, sendo o aluno o protagonista. Os alunos participam de todas as atividades, desde
a coleta do material biológico até o preparo de reagentes e soluções que estão preconizadas no
protocolo. O papel do docente é o de direcionar e treinar nas técnicas de cunho diário de um
laboratório. As aulas são dinâmicas e repletas de perguntas que surgem ao longo do processo.
Os alunos matriculados no CCR já fizeram CCRs básicos necessários para avançarem com o
conteúdo proposto, sendo assim, o aproveitamento tem sido excelente. O discente tem a
oportunidade de conhecer novos equipamentos laboratoriais, como manuseá-los e como
empregar esses conhecimentos em pesquisa básica. A análise do material preparado também
faz parte do processo. As diferentes técnicas de observação de células e tecidos animais e
vegetais e a análise dos seus resultados, serão reportadas num relatório final elaborado por cada
discente e entregue como parte da avaliação. Foi proposto que os alunos usem diferentes formas
de apresentação dos resultados, desde fotos e filmagens com celular até imagens obtidas com
câmera acoplada ao microscópio e estereomicroscópio, a fim de registrar as várias etapas que
perfazem o roteiro com propósito de aumentar o ganho de retenção de informações. Ao longo
das aulas há momentos de estabelecer um feed-back a fim de avaliar se o aluno tem tido ganho
no processo de aprendizagem. A boa expectativa dos discentes bem como a grande participação
no processo, mostra que CCRs optativos exclusivamente práticos podem incrementar a
bagagem de conhecimentos do aluno, já que esses conteúdos, geralmente não são contemplados
na grade curricular básica. Fica assim, um incentivo para que o curso se empenhe na oferta de
CCRs optativos que estimulem nossos discentes a expandirem suas expectativas futuras.

Publicado
18-11-2022