MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Este resumo trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos como monitores no Projeto de Monitoria de Ensino por Público-Alvo no Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo, correspondente ao período de novembro de 2021 à julho de 2022. Tal projeto propiciou o suporte teórico-prático aos estudantes matriculados nos Componentes Curriculares (CCRs) de Processos Patológicos I e Processos Patológicos II, atuando como ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem, em consonância com as aulas da grade curricular obrigatória. O objetivo do presente resumo é descrever a experiência dos discentes como monitores do Projeto de Ensino por Público-Alvo no Curso de Medicina. A monitoria de Processos Patológicos nos permitiu revisar assuntos referentes às aulas de Patologia, bem como consolidar o conhecimento e a oportunidade de aprendizado de novos assuntos relacionados aos temas. Com auxílio das docentes das disciplinas pudemos organizar eventos de acordo com a demanda específica. Uma importante atividade à ser citada é o simulado de provas práticas realizado no Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde ocorrem as provas oficiais da disciplina. Essa prova é composta pela identificação em microscópio de estruturas teciduais, assim como pela identificação macroscópica de órgãos e tecidos estudados em aula. Tal atividade possibilita aos alunos de Processos Patológicos I e II vivenciar o mesmo ambiente da prova, para que assim, sintam-se mais preparados tecnicamente e psicologicamente para o momento da prova prática. Outro ponto interessante a ser relatado é que a monitoria nos proporcionou a chance de imersão no universo da docência, abrindo portas para novas experiências e oportunidades, sobretudo através do exercício da oratória e da elaboração de materiais para consolidação dos tópicos de estudo. Sendo assim, conclui-se que as monitorias de ensino são imprescindíveis para consolidação e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Copyright (c) 2022 Luís Filipe Bortolotto Ugalde, Roberta Klering, Vinicius Lemos Menegoni, Regina Ines Kunz, Lissandra Glusczack
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.