RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA

  • Jassana Pasquali Kasperavicius UFFS
  • Bárbara Rangel Rodrigues
  • Eduardo Baldo Mesa Casa
  • Gabriela Erthal
  • Luiz Henrique Bernardi Zattera
  • Regina Inês Kunz
Palavras-chave: Anatomia Humana, Monitoria acadêmica, Ensino-aprendizagem

Resumo

O estudo da anatomia humana é um dos pontos mais importantes do início do curso de graduação em Medicina. O caráter teórico-prático das aulas - diferente do que a grande maioria dos ingressos estavam acostumados -, somado à grande quantidade de conteúdos e à importância que esses conhecimentos terão para fundamentar os aprendizados posteriores, gera nos acadêmicos uma certa ansiedade, ao mesmo tempo em que estimula ainda mais uma paixão e curiosidade pela profissão que logo exercerão. Temido por alguns e amado por muitos, esse componente curricular exige bastante dedicação por parte do acadêmico. Nesse sentido, o projeto de Monitoria de Anatomia Humana, ao permitir maior contato com o ambiente prático e com estudantes de fases mais avançadas do curso, exerce um papel crucial para a consolidação dos conhecimentos e para fomentar nos acadêmicos monitorados um interesse maior pela área. Esse projeto de ensino tem como objetivo auxiliar os estudantes matriculados nos componentes curriculares de Processos Morfofuncionais I e II através de atividades teórico-práticas a fim de complementar as aulas ministradas pelos docentes no Campus Passo Fundo. As atividades da monitoria são realizadas no laboratório de anatomia, que conta com um amplo arsenal de peças sintéticas e peças orgânicas, cadáveres, projetores e quadro branco que possibilitam o estudo ativo dos ingressos. Além disso, as orientações de estudo são norteadas pelos roteiros formulados pelos professores com base nos conteúdos programáticos de cada semestre e na disponibilidade de peças para estudo no laboratório. Ademais, tais roteiros servem como guias para a elaboração dos simulados feitos pelo monitor bolsista do projeto, os quais auxiliam os alunos não apenas a revisarem o que já sabem, mas também a avaliar os tópicos que necessitam maior aprofundamento. Para isso, os monitores destinam de 10 a 16 horas semanais para estudo e revisão dos conteúdos, simulados e atividades práticas com os alunos. Os resultados mostraram que, ao possibilitar que os acadêmicos tenham maior tempo de contato com os conteúdos teórico-práticos da disciplina de Processos Morfofuncionais I e II, o desempenho individual e coletivo no componente curricular é otimizado, uma vez que o estudante consegue reiterar os conteúdos ministrados pelos professores da disciplina e testar os conhecimentos durante os simulados. Além disso, o processo também é bastante proveitoso aos monitores, que consolidam os conhecimentos em anatomia humana uma vez que necessitam revisar o conteúdo para as monitorias, semanalmente. Ainda, as monitorias somam aos acadêmicos além da questão exclusivamente educacional, visto que propicia uma maior integração entre os participantes, melhorando o relacionamento de futuros colegas de profissão. Desse modo, o projeto de ensino de Monitoria de Anatomia Humana da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo, permite que desde os acadêmicos das fases mais avançadas até aqueles das fases iniciais do curso de Medicina aprofundem seus conhecimentos no que tange ao componente curricular e à futura profissão. Os resultados são positivos e estão de acordo com os objetivos do projeto.

Publicado
21-11-2022