OS DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO (UFFS, CHAPECÓ)

  • Tânia Welter UFFS
  • Maria Alice Canzi Ames Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Rafael Fernando Lewer Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Sandra Naysinger Mariano Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Ana Paula Wizniewski Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Maria Julia Todero EEB Bom Pastor
  • Stephany Maggioni dos Santos EEB Druziana Sartori
  • Amanda Haiduk EEB Ernesto Bertaso
  • Matheus Lucas Garda EEB Druziana Sartori
  • Eliza Verginia Constanzi EEB Marechal Bormann
  • Guilherme Capelari EEB Ernesto Bertaso
  • Eliane Portela EEB Ernesto Bertaso
Palavras-chave: iniciação científica no ensino médio, Chapecó, Antropologia, diversidades

Biografia do Autor

Tânia Welter, UFFS
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Antropologia Social (UFSC), Especialista em Educação Sexual (UDESC) e Licenciada em Ciências Sociais (UFSC). Realizou estágio doutoral junto a Universidade Nova de Lisboa e estágio pós doutoral no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina. Ex professora do curso de Ciências Sociais (UFFS). Coordenadora do PIBID Ciências Sociais (2012-2014) e do Projeto Antropologia, Educação e Diversidade (PIBIC EM).
Maria Alice Canzi Ames, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Mestre em Educação nas Ciências, professora do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e coordenadora do Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.
Rafael Fernando Lewer, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais e coordenador de atividades do Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Email: fernandolewer@gmail.com
Sandra Naysinger Mariano, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, coordenadora de atividades do Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Email: sandran.mariano@hotmail.com

Ana Paula Wizniewski, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, coordenadora de atividades do Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Email: wi.paula@yahoo.com.br
Maria Julia Todero, EEB Bom Pastor

Estudante de Ensino Médio da EEB Bom Pastor, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Email: mariajuliatodero@hotmail.com

Stephany Maggioni dos Santos, EEB Druziana Sartori
Estudante de Ensino Médio da EEB Druziana Sartori, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Email:  stephanymaggioni@gmail.com
Amanda Haiduk, EEB Ernesto Bertaso

Estudante de Ensino Médio da EEB Ernesto Bertaso, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Email: amandaak10@hotmail.com

Matheus Lucas Garda, EEB Druziana Sartori

Estudante de Ensino Médio da EEB Druziana Sartori, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Email:  matheusgarda@gmail.com

Eliza Verginia Constanzi, EEB Marechal Bormann
Estudante de Ensino Médio da EEB Marechal Bormann, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, entre fevereiro e dezembro de 2013. Email: elizaconstansi@hotmail.com
Guilherme Capelari, EEB Ernesto Bertaso

Estudante de Ensino Médio da EEB Ernesto Bertaso, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, entre abril e agosto de 2013. Email:  guyboy.58@hotmail.com

 

Eliane Portela, EEB Ernesto Bertaso

Estudante de Ensino Médio da EEB Ernesto Bertaso, Bolsista ICJ do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC EM\CNPQ), Projeto Antropologia, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, entre fevereiro e novembro de 2013. Email: elianee_12@hotmail.com

Publicado
26-09-2014