PROJETO DE EXTENSÃO: UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA INOVADORA NA DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS CURSOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS E MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Resumo
No Brasil, há uma grande adesão às mídias sociais por estudantes universitários, principalmente ao instagram. Durante o período de ensino remoto, o curso de Engenharia de Alimentos e o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos intensificaram as postagens no Instagram, Facebook e YouTube, divulgando atividades e eventos desenvolvidos pelos docentes e discentes. Destaca-se que já mais de 1000 seguidores em cada uma das mídias citadas, sendo estes distribuídos em todo o território nacional. O objetivo desse trabalho é relatar as iniciativas desenvolvidas no projeto de extensão de mídias sociais entre julho de 2021 a setembro de 2022. O projeto visa principalmente a divulgação dos cursos para as comunidades acadêmica e externa por meio da mídia social instagram no perfil comercial @alimentosuffs. A iniciativa “Curiosidades” divulgou os projetos de pesquisa, as matérias-primas e os produtos desenvolvidos pelos estudantes da graduação e pós-graduação. A “Retrospectiva” consistiu em postar registros fotográficos para divulgar aulas e eventos, e assim chamar a atenção para o perfil e provocar os seguidores a interagir com as lembranças de momentos passados. Similarmente, a iniciativa de curta duração “Infraestrutura” apresentou registros fotográficos da infraestrutura do curso, principalmente em períodos de SiSU e seleção do mestrado, buscando dessa forma atrair estudantes para o curso. Outras postagens remeteram aos eventos do curso, como por exemplo, bancas de defesa de TCC, dissertação, Fórum de Estágios, cursos de atualização e afins. A iniciativa “Onde estão noss@s egress@s?” teve a participação de egressos do curso de graduação mostrando sobre o mercado de trabalho que estão atuando, além da amplitude das áreas de atuação do engenheiro de alimentos. As postagens diárias no feed e stories no instagram promoveram uma divulgação científica com linguagem acessível para a comunidade em geral, popularizando e valorizando a ciência e os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelo curso de Engenharia de alimentos e o PPGCTAL na UFFS. Observou-se uma boa interação da comunidade externa por meio do número de visualizações, curtidas e comentários. O uso das mídias sociais mostrou-se como uma ferramenta inovadora capaz de aumentar o engajamento, motivação e identificação dos estudantes no contexto acadêmico, e consequentemente reduzir a evasão no curso.
Copyright (c) 2022 Lucas Felipe dos Santos, Gessica Suiany Andrade, Pedro Henrique Dutra dos Santos, Catia Tavares dos Passos Francisco, Vania Zanella Pinto, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Larissa Canhadas Bertan, Ernesto Quast, Leda Battestin Quast, Eduarda Molardi Bainy
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.