PROJETO DE EXTENSÃO: UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA INOVADORA NA DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS CURSOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS E MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

  • Lucas Felipe dos Santos UFFS
  • Gessica Suiany Andrade
  • Pedro Henrique Dutra dos Santos UFFS
  • Catia Tavares dos Passos Francisco
  • Vania Zanella Pinto UFFS
  • Gustavo Henrique Fidelis dos Santos
  • Larissa Canhadas Bertan
  • Ernesto Quast
  • Leda Battestin Quast
  • Eduarda Molardi Bainy Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
Palavras-chave: Comunicação, Redes sociais, Instagram, Informação

Resumo

No Brasil, há uma grande adesão às mídias sociais por estudantes universitários, principalmente ao instagram. Durante o período de ensino remoto, o curso de Engenharia de Alimentos e o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos intensificaram as postagens no Instagram, Facebook e YouTube, divulgando atividades e eventos desenvolvidos pelos docentes e discentes. Destaca-se que já mais de 1000 seguidores em cada uma das mídias citadas, sendo estes distribuídos em todo o território nacional. O objetivo desse trabalho é relatar as iniciativas desenvolvidas no projeto de extensão de mídias sociais entre julho de 2021 a setembro de 2022. O projeto visa principalmente a divulgação dos cursos para as comunidades acadêmica e externa por meio da mídia social instagram no perfil comercial @alimentosuffs. A iniciativa “Curiosidades” divulgou os projetos de pesquisa, as matérias-primas e os produtos desenvolvidos pelos estudantes da graduação e pós-graduação. A “Retrospectiva” consistiu em postar registros fotográficos para divulgar aulas e eventos, e assim chamar a atenção para o perfil e provocar os seguidores a interagir com as lembranças de momentos passados. Similarmente, a iniciativa de curta duração “Infraestrutura” apresentou registros fotográficos da infraestrutura do curso, principalmente em períodos de SiSU e seleção do mestrado, buscando dessa forma atrair estudantes para o curso. Outras postagens remeteram aos eventos do curso, como por exemplo, bancas de defesa de TCC, dissertação, Fórum de Estágios, cursos de atualização e afins. A iniciativa “Onde estão noss@s egress@s?” teve a participação de egressos do curso de graduação mostrando sobre o mercado de trabalho que estão atuando, além da amplitude das áreas de atuação do engenheiro de alimentos. As postagens diárias no feed e stories no instagram promoveram uma divulgação científica com linguagem acessível para a comunidade em geral, popularizando e valorizando a ciência e os trabalhos acadêmicos desenvolvidos pelo curso de Engenharia de alimentos e o PPGCTAL na UFFS. Observou-se uma boa interação da comunidade externa por meio do número de visualizações, curtidas e comentários. O uso das mídias sociais mostrou-se como uma ferramenta inovadora capaz de aumentar o engajamento, motivação e identificação dos estudantes no contexto acadêmico, e consequentemente reduzir a evasão no curso. 

Publicado
24-10-2022