INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO
DEFINIÇÃO HISTÓRICA DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Resumo
Esse trabalho parte da concepção de que a educação é construída historicamente,
sendo modificada e adaptada em vários períodos históricos, de acordo com as condições
sociopolíticas e econômicas específicas de cada período, onde que fatos sociopolíticos e
econômicos definiram características da educação básica atual. Disso foi realizada uma
pesquisa na história da educação brasileira, buscando identificar a institucionalização das
escolas públicas do campo e quais os fatos históricos que levaram a definição de suas
principais características. As escolas do campo apresentam uma série de características
específicas, determinadas pelo local onde estão inseridas e pelas políticas públicas e
investimentos realizados ao longo de sua trajetória. Buscou-se assim, através da pesquisa
bibliográfica observar como foram historicamente definidas as principais as concepções
teóricas e práticas das escolas do campo a partir da política pública para a Educação do
Campo. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e teórica, pesquisa em
fotos e fatos históricos, principalmente nos textos de Ferreira Jr. (2010); Silva (2015);
Ribeiro (1995); Caldart, Pereira, Alentejano, Frigotto (2012).
Copyright (c) 2022 Henrique Rick Rodrigues de Freitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.