INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO

DEFINIÇÃO HISTÓRICA DE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • Henrique Rick Rodrigues de Freitas Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Escola do Campo; Política pública; Institucionalização.

Resumo

Esse trabalho parte da concepção de que a educação é construída historicamente,
sendo modificada e adaptada em vários períodos históricos, de acordo com as condições
sociopolíticas e econômicas específicas de cada período, onde que fatos sociopolíticos e
econômicos definiram características da educação básica atual. Disso foi realizada uma
pesquisa na história da educação brasileira, buscando identificar a institucionalização das
escolas públicas do campo e quais os fatos históricos que levaram a definição de suas
principais características. As escolas do campo apresentam uma série de características
específicas, determinadas pelo local onde estão inseridas e pelas políticas públicas e
investimentos realizados ao longo de sua trajetória. Buscou-se assim, através da pesquisa
bibliográfica observar como foram historicamente definidas as principais as concepções
teóricas e práticas das escolas do campo a partir da política pública para a Educação do
Campo. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e teórica, pesquisa em
fotos e fatos históricos, principalmente nos textos de Ferreira Jr. (2010); Silva (2015);
Ribeiro (1995); Caldart, Pereira, Alentejano, Frigotto (2012).

Publicado
24-10-2022