A PROBLEMATIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA EM DEBATE: (RE) CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico. Trad. ABREU, E. S. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORGES, R. M. R. (Org.). Filosofia e História da Ciência no contexto da educação em ciências: vivências e teorias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
DUPUIS, F.A.R.; PAVÃO, A.C. Ensinar ciências através da história. In:PAVÃO, A. C. Ciências: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
EL-HANI, C. N; TAVARES, E. J. M.; ROCHA, P. L. B. da. Concepções epistemológicas de estudantes de Biologia e sua transformação por uma proposta explícita de ensino sobre História e Filosofia das Ciências. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 9, n.3, p. 01-50, dez 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino. Acessado em 25/06/2010.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação 7(2): p. 125-153, 2001.
MORAIS, R. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas.3ª ed..Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico (Org.). História da ciência no cinema. Belo Horizonte-MG: Argumentum, 2005.
_________. (Org.). História da ciência no cinema 2. Belo Horizonte-MG: Argumentum, 2007.
RAMOS, M. G. Epistemologia e Ensino de Ciências: compreensões e perspectivas. In: MORAES,R.(Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3ª ed..Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 13-36.
SANTOS, E. G.; SCHEID, N. M. J. Dicas de filmes para aprender sobre a História da Ciência. Santo Ângelo: FuRI, 2012.
SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências. Ciência & Educação. Bauru, v. 6, n. 1, p. 43-53, 2000.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.