A ELABORAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO CANAIS DE DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

  • Eduardo von Dentz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Andreis UFFS
  • Willian Simões UFFS
Palavras-chave: Ambiente virtual, Ensino de Geografia, Universidade e escola

Biografia do Autor

Eduardo von Dentz, Universidade Federal da Fronteira Sul
Estudante do Curdo de Licenciatura em Geografia da UFFS. Membro do Projeto de Extensão sobre Construção de Ambientes Virtuais com a Finalidade de Potencializar um canal de comunicação entre Escola e Universidade.
Adriana Andreis, UFFS
Professora de Geografia na UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Chapecó/SC. Drª em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Tem pesquisa, extensão e ensino, relacionados com noções implicadas nos processos de ensinar e aprender Geografia, com destaque à perspectiva da educação geográfica sustentada em conceitos e categorias espaciais.
Willian Simões, UFFS
Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003), Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005) e é Mestre em Geografia - Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). É doutorando em Geografia pela Universidade Federal do do Paraná (2011 - 2015). Atualmente é professor da Área de Ensino da Geografia na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus de Chapecó. Atuou como coordenador do referido curso (2013). Foi Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Estado da Educação (2001-2011), professor de Geografia da Organização Não Governamental Em Ação - Inclusão de Alunos Carentes no Ensino Superior (2003-2011) e membro da Coordenação da Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação (2005-2010). Desde 2011 faz parte do Coletivo de Estudos sobre conflitos pelo Território e pela terra - ENCONTTRA (atual). Possui trabalhos nos seguintes temas: Educação Geográfica, Questão Agrária - Juventude Rural - Educação do Campo e Povos e Comunidades Tradicionais.
Publicado
01-09-2014