A ELABORAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO CANAIS DE DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA

Autores

  • Eduardo von Dentz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Andreis UFFS
  • Willian Simões UFFS

Palavras-chave:

Ambiente virtual, Ensino de Geografia, Universidade e escola

Biografia do Autor

  • Eduardo von Dentz, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Estudante do Curdo de Licenciatura em Geografia da UFFS. Membro do Projeto de Extensão sobre Construção de Ambientes Virtuais com a Finalidade de Potencializar um canal de comunicação entre Escola e Universidade.
  • Adriana Andreis, UFFS
    Professora de Geografia na UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS/Chapecó/SC. Drª em Educação nas Ciências: concentração Geografia pela UNIJUI/RS com doutorado sanduíche pela Universidad Autónoma de Madrid - UAM, Espanha. Mestre em Educação nas Ciências - com área de concentração em Geografia pela UNIJUI - Ijuí/RS. Graduada em Geografia pela URI Santo Ângelo/RS e especialista em Ensino da Geografia pela UNIFRA Santa Maria/RS. Tem pesquisa, extensão e ensino, relacionados com noções implicadas nos processos de ensinar e aprender Geografia, com destaque à perspectiva da educação geográfica sustentada em conceitos e categorias espaciais.
  • Willian Simões, UFFS
    Possui Licenciatura em Geografia pelas Faculdades Integradas Espírita (2003), Especialização em Geopolítica nesta mesma instituição (2005) e é Mestre em Geografia - Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009). É doutorando em Geografia pela Universidade Federal do do Paraná (2011 - 2015). Atualmente é professor da Área de Ensino da Geografia na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus de Chapecó. Atuou como coordenador do referido curso (2013). Foi Professor de Geografia de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Estado da Educação (2001-2011), professor de Geografia da Organização Não Governamental Em Ação - Inclusão de Alunos Carentes no Ensino Superior (2003-2011) e membro da Coordenação da Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação (2005-2010). Desde 2011 faz parte do Coletivo de Estudos sobre conflitos pelo Território e pela terra - ENCONTTRA (atual). Possui trabalhos nos seguintes temas: Educação Geográfica, Questão Agrária - Juventude Rural - Educação do Campo e Povos e Comunidades Tradicionais.

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Publicado

01-09-2014