Uma UMA BREVE ANÁLISE DO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO INSTITUTO AYRTON SENNA EM SANTA CATARINA

  • Luis Guilherme Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Everton Bandeira Martins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliriane Ana Tonatto dos Santos Escola de Educação Básica Coronel Ernnesto Bertaso

Resumo

Esta pesquisa foi promovida a partir das experiências e no contato com a
Escola de Educação Básica Coronel Ernesto Bertaso (Chapecó SC) por meio do
Programa Residência Pedagógica (2018-2019). Tendo por objetivo a análise de
proposição de ensino médio em tempo integral contida no currículo da Secretaria
Estadual de Educação de Santa Catarina em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
A justificativa para esta pesquisa é devido as proposições de escolas em tempo
integral não serem projetos novos no Brasil, tendo em vista que o mesmo é
promovido desde a década de 1950, portanto, surge a inquietação da análise de
uma proposta de currículo contemporânea referente à educação em tempo integral.
Para isso, foi utilizado como metodologia em um primeiro momento uma breve
apresentação do Programa Residência Pedagógica e da Escola de Educação
Básica Coronel Ernesto Bertaso, seguida de um histórico do ensino em tempo
integral no Brasil, à posteriori uma pesquisa da origem do currículo em questão,
sendo que o mesmo foi promovido a partir do Programa de Fomento à
Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Ministério de Estado da Educação
em 2016, sendo por fim promovida uma análise de proposta de ensino médio em
tempo integral contida no currículo do estado de Santa Catarina em parceria com o
Instituto Ayrton Senna. Essa discussão é subsidiada por referenciais bibliográficos
como: Sacristán (2000), Gadotti (2009), Saviani (2010), Leclercl & Moll (2012) entre
outros. Possuindo um caráter qualitativo, de análise bibliográfica. Destacando ao
final que programas de educação integral no Brasil não é algo novo, pois o mesmo
se dá desde o fim da década de 1950, além de que geralmente o ensino integral no
território nacional ocorre por meio de programas e políticas educacionais de caráter
pontual sem ter se desenvolvido um projeto de Estado para este modelo de
educação.

Publicado
18-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa