DIÁLOGOS PROBLEMATIZADORES SOBRE O USO DE DROGAS COM ESTUDANTES DOENSINO FUNDAMENTAL

  • Natan Horn UFFS
  • Mateus Oliveira
  • Letícia Kramer
  • Rosalva Sulzbacher
  • Rosemar Ayres dos Santos

Resumo

A atividade desenvolvidapor bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (Pibid Física e PIBID Biologia) e do Programa de Educação
Tutorial (PET Ciências) teve como objetivoproblematizar com os estudantes sobre os
riscos relativos ao uso de drogas. Assim, a aula foi desenvolvida pelos bolsistas dos
programas, com o acompanhamento da professora supervisora, comestudantes do
nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino da
cidade de Cerro largo, RS. A aula foi ministrada de forma dialógica e
problematizadora, na qual a efetiva participação dos estudantes foi de suma
importância, fazendo com que a aula fosse dinâmica e, desse
modo,conseguíssemos abordar assuntos presentes no seu cotidiano relativos ao
uso de drogas, tanto lícitas como ilícitas. Em certos momentos a professora
supervisora intervia, fazendo comentários que corroboravam com a discussão,
como: “vocês estão indo para o Ensino Médio, lá terão muito mais perigos do que
aqui”. Nesse contexto, abordamos sobre vários tipos de drogas e seus efeitos no
nosso organismo, além dos problemas sociais decorrentes da sua utilização, entre
elas: Crack, Maconha, Cocaína, Álcool. Porém, várias vezes durante diálogos eram
citados outros tipos como, por exemplo, o “rebite” que alguns caminhoneiros
ingerem para ficar acordados durante grandes viagens e o que sua ingestão pode
ocasionar, como o caso de um estudante que comentou durante essa discussão:
“meu pai era caminhoneiro, muitas vezes, ele disse que precisava tomar o
remedinho, depois descobri que era rebite.” A aula teve cerca de uma hora de
duração e tivemos uma avaliação positiva tanto por parte dos estudantes quanto por parte dos bolsistas que, pela primeira vez, entravam em sala de aula como
professores. Tendo, assim, uma grande relevância, não só pelo conteúdo que foi
problematizado na aula, que é de suma importância, mas, pela lembrança que
todos, um dia, teremos de ministrar a nossa primeira aula como professor(a) regente
de turma e a expectativa que é gerada na espera desse momento.

Publicado
30-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino